Encerrada a primeira fase da “Lampions League”

Sorteio dos confrontos das quartas-de-final da Copa do Nordeste será realizado na próxima sexta-feira. Foto: Rener Pinheiro / CBF

Com a realização de dez jogos nesta quarta-feira (22), foi encerrada a primeira fase da Copa do Nordeste 2017. Os primeiros colocados de cada grupo e os três melhores segundos colocados estão assegurados para as quartas-de-final. Antes da rodada derradeira da fase de grupos, apenas Bahia, Campinense e Sport já estavam classificados. Das dez partidas que foram realizadas hoje, seis envolvem pelo menos uma equipe interessada na classificação – estes duelos acontecerão simultaneamente às 21h45 (horário de Brasília).

Atual campeão, o Santa Cruz terminou na liderança do grupo A com 13 pontos ao derrotar o já classificado Campinense no Arruda por 1 a 0, com gol de pênalti do zagueiro Anderson Salles, que ainda tirou uma bola em cima da linha e impediu o empate da equipe raposeira. Apesar da derrota, o time paraibano ficou com o segundo lugar do grupo com 11 pontos. O Náutico tinha chances de passar de fase, mas para isso, além de precisar vencer o lanterna Uniclinic fora de casa por, no mínimo, quatro gols de diferença, dependia de uma derrota do Santinha. O Timbu até fez a sua parte e aplicou impiedosos 9 a 0 na equipe cearense e, fazendo assim, a maior goleada da história da Copa do Nordeste. Porém, o resultado não foi o suficiente para o Náutico que, com 10 pontos, encerrou sua participação na terceira colocação. Já o Uniclinic fez a pior campanha dentre os 20 participantes do torneio, com seis jogos, seis derrotas, nenhum gol marcado e 24 gols sofridos.

Pelo grupo B, o Bahia foi o único clube classificado para as quartas-de-final, e ainda detentor da melhor campanha da fase de grupos no geral. O Tricolor de Aço recebeu na Fonte Nova a equipe reserva do já eliminado Fortaleza e venceu por 2 a 0. O resultado deixou o time baiano com 14 pontos, enquanto o Tricolor do Pici permaneceu em segundo lugar com 7. Na outra partida do grupo, que foi realizada mais cedo e só para cumprimento de tabela, o Altos levou a melhor diante do Moto Club por 4 a 3 no Estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina.

Já no grupo C, o Sport perdeu para o Sampaio Corrêa por 2 a 1 no Castelão, em São Luís. Apesar do placar adverso, o Leão da Ilha fechou a primeira fase na liderança de seu grupo, com 13 pontos e dono da segunda melhor campanha no geral. O Ríver, do Piauí, permaneceu com os mesmos 13 pontos que o rubronegro pernambucano por ter batido o Juazeirense na casa do adversário pelo placar mínimo, mas ficou em segundo na classificação por causa do saldo de gols. Essa partida foi a última a terminar na rodada por conta de uma paralisação provocada por queda de energia no Adautão. Enquanto a Bolívia Querida, com 6 pontos, e a equipe de Juazeiro, com 3 pontos, se despediram da competição.

Enquanto isso, no grupo D, os eliminados ABC e CSA cumpriram tabela e mediram forças no Frasqueirão, em Natal. O jogo terminou com vitória abecedista por 2 a 1 e o Azulão alagoano ficou com a lanterna do grupo com 6 pontos e o alvinegro potiguar na terceira colocação com 7. Na partida que definiu o classificado do grupo, o Itabaiana empatou em 0 a 0 contra o CRB no Rei Pelé e, com 11 pontos, seguiu adiante na Lampions League e deixou o alvirrubro, com 9, fora. Se o CRB tivesse vencido, ele teria se classificado e eliminado a equipe sergipana.

E, finalmente, pelo grupo E, o Vitória foi até a Arena Batistão, em Aracaju, e derrotou o Sergipe por 2 a 1 e avançou como campeão da chave, com 13 pontos. Apesar de ter perdido em casa, o Gipão também se classificou como um dos melhores segundos colocados, com 10 pontos. No outro duelo do grupo, o  Botafogo foi surpreendido pelo América de Natal em casa ao perder por 1 a 0. O resultado deixou o Mecão com 7 pontos e o Belo ficou com 4.

Com o término da última rodada da fase de grupos, os classificados para as quartas-de-final da Copa do Nordeste são: Bahia, Sport, Santa Cruz, Vitória e Itabaiana como os campeões de seus respectivos grupos, além de Campinense, Ríver e Sergipe como os três melhores segundos colocados. E, conforme o regulamento, as equipes que fizeram as melhores campanhas decidirão as vagas para as semifinais em casa, de acordo com o sorteio dos confrontos, que será realizado às 11h (horário de Brasília) na próxima sexta-feira (24).

A seguir, os resultados da última rodada e da classificação final da fase de grupos.

22/03/2017 – Santa Cruz (PE) 1×0 Campinense (PB) – Arruda, Recife
22/03/2017 – Uniclinic (CE) 0x9 Náutico (PE) – Domingão, Horizonte
22/03/2017 – Altos (PI) 4×3 Moto Club (MA) – Lindolfo Monteiro, Teresina
22/03/2017 – Bahia (BA) 2×0 Fortaleza (CE) – Fonte Nova, Salvador
22/03/2017 – Sampaio Corrêa (MA) 2×1 Sport (PE) – Castelão, São Luís
22/03/2017 – Juazeirense (BA) 0x1 Ríver (PI) – Adautão, Juazeiro
22/03/2017 – ABC (RN) 2×1 CSA (AL) – Frasqueirão, Natal
22/03/2017 – CRB (AL) 0x0 Itabaiana (SE) – Rei Pelé, Maceió
22/03/2017 – Botafogo (PB) 0x1 América (RN) – Almeidão, João Pessoa
22/03/2017 – Sergipe (SE) 1×2 Vitória (BA) – Batistão, Aracaju

Grupo A:
Equipe / Pontos:
1º – Santa Cruz (PE) – 13 pontos
2º – Campinense (PB) – 11
3º – Náutico (PE) – 10
4º – Uniclinic (CE) – 0

Grupo B:
1º – Bahia (BA) – 14
2º – Fortaleza (CE) – 7
3º – Altos (PI) – 7
4º – Moto Club (MA) – 2

Grupo C:
1º – Sport (PE) – 13
2º – Ríver (PI) – 13
3º – Sampaio Corrêa (MA) – 6
4º – Juazeirense (BA) – 3

Grupo D:
1º – Itabaiana (SE) – 11
2º – CRB (AL) – 9
3º – ABC (RN) – 7
4º – CSA (AL) – 6

Grupo E:
1º – Vitória (BA) – 13
2º – Sergipe (SE) – 10
3º – América (RN) – 7
4º – Botafogo (PB) – 4

Parabéns para as equipes classificadas.

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s