Sinopse de “Bussunda – A Vida do Casseta”

Capa do livro de Guilherme Fiuza que traz a biografia do mais carismático integrante do Casseta & Planeta

A biografia escrita pelo jornalista Guilherme Fiuza foi lançada em 2010 pela Editora Objetiva conta a história de Cláudio Besserman Vianna, mais conhecido como Bussunda, e traz também um pouco da história dos demais componentes do Casseta & Planeta.

O caçula dos três filhos de Luís Guilherme Viana e Helena Besserman Viana nascera no Rio de Janeiro em 25 de junho de 1962. Ao longo de sua infância até parte da vida adulta, Bussunda, cujo apelido ganhara na adolescência na colônia de férias de Kinderland, não tinha interesse pelos estudos. A princípio, a alcunha original era “Besserman Sujismundo”, depois “Bessermundo” e, finalmente, “Bussunda”. Embora o próprio dissesse algumas vezes que o apelido que o tornara famoso vem de duas coisas que ele mais gostava – começava com “bus” e terminava com “unda”.

Na adolescência, Bussunda conseguiu a façanha de ser reprovado com nota zero em todas as matérias. Ainda assim, no vestibular ficou em penúltimo lugar no segundo semestre no curso de comunicação da UFRJ. E, no universo acadêmico, chegou a ser o ganhador de “pior estudante” da universidade. Antes disso, seus pais o matricularam em uma escola de inglês e o malandro Cláudio aproveitava o tempo do curso para ir terminar o resto do sono em algum banco de rua do Rio de Janeiro.

A carreira de Bussunda teve início no final dos anos 1970 como redator do jornal humorístico “Casseta Popular”, fundado por Beto Silva, Marcelo Madureira e Hélio de la Peña, em 1978. O periódico fez sucesso por mesclar humor escrachado com a crítica política e de comportamento. Na época, Bussunda era estudante de jornalismo da UFRJ. O jornal daria origem à revista de mesmo nome e viria a se tornar um dos embriões do Casseta & Planeta.

Na década de 1980, Bussunda e seus colegas que viriam a ser os “cassetas” começaram a ter as primeiras aparições na TV e apresentações de espetáculos. Em 1988, fora contratado para ser redator da TV Pirata. Ainda, no mesmo ano, Bussunda se tornou o destaque natural do show “Eu Vou Tirar Você Desse Lugar”, feito em sociedade com o pessoal do Planeta Diário (mais tarde, Banda Casseta & Planeta). A parceria se estenderia aos programas “Doris para Maiores” (1991) e “Casseta & Planeta, Urgente!”, a partir de 1992.

Apesar de terem sido contratados pela principal emissora do país, Bussunda continuou a atuar como cronista e jornalista independente, como colaborador de publicações esportivas como Placar e Lance!. Além disso, foi garoto propaganda da Cerveja Antarctica.

A obra de Guilherme também destaca que, apesar de ser uma pessoa extremamente carismática e querida por todos, Bussunda era também uma pessoa tímida e não era um exímio paquerador. Mas, em 1989, se casara com a jornalista Angélica Nascimento, com quem teve a sua única filha, Júlia, nascida em 1993. A paixão pelo Flamengo também não escapou da biografia.

No livro, o autor relata que, no começo, o comediante não tinha dinheiro nem para comer ou andar de ônibus, mas quando a fama veio, permaneceu o mesmo sujeito simples e debochado. Aliás, de tão debochado que era, o cidadão Cláudio vivia Bussunda fora do ar e vice-versa.

Enfim, Guilherme Fiuza emergiu em um livro o retrato definitivo de um personagem peculiar, que arrebatou o país com seu jeito anárquico, bonachão e, ao mesmo tempo, extremamente amado.

A seguir, a ficha técnica da obra.

Livro: Bussunda – A Vida do Casseta
Autor: Guilherme Fiuza
Lançamento: 2010
Edição:
Número de páginas: 407
Preço médio: R$ 29,90 (versão digital)

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s