Exposição “11.000 km – Brasil-Lituânia” no Metrô Luz

Foto de Ieva Martinaitis que homenageia a comunidade lituana de São Paulo. Crédito: divulgação

A Estação Luz de metrô apresenta até o próximo dia 30 de março a exposição “11.000 km – Brasil-Lituânia”, que contém cerca de 40 fotografias de Ieva Martinaitis, que retratam a imigração lituana ao Brasil iniciada em 1890, e que hoje mantém as tradições por meio das terceira e quarta gerações de lituanos e descendentes.

As imagens foram captadas no biênio 2015-2016 em eventos da comunidade lituana em que são mostradas apresentações de dança e músicas. Em São Paulo, a comunidade lituana está localizada na Vila Zelina, na Zona Leste.

A imigração lituana no Brasil começou com a vida das primeiras famílias lituanas ao Rio Grande do Sul, em 1890. No começo dos anos 1920, o movimento de lituanos expandiu para o Estado de São Paulo, quando cerca de 20 mil imigrantes dessa nação passaram a morar por aqui, o que fez São Paulo se tornar, já na década seguinte, a maior concentração de lituanos fora de sua pátria. Depois da Segunda Guerra Mundial, mais uma onda de imigrantes seguiu o fluxo migratório para o Brasil, entre refugiados e exilados da Lituânia, que passou a ser dominada pelos russo-soviéticos.

Calcula-se que, nos dias atuais, tenham no Brasil aproximadamente 250 mil descendentes de lituanos, a maioria concentrada na região Sul e nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Na capital paulista, existem diversas associações, entidades, grupos de dança, artesanato, gastronomia que seguem firmemente para manter a cultura lituana arraigada na cidade.

As imagens de Ieva é uma minúscula fração do que é a comunidade que, embora já tenha mais de nove décadas de existência, mantém as tradições que não foram subtraídas em função de problemas geopolíticos ou pela distância.

O usuário da Linha 4-Amarela poderá ver imagens como a do “Grupo de danças folclóricas lituanas”, a “Segunda geração dos cantores no coral lituano” (foto) e a “Comemoração da independência da Lituânia – 16 de fevereiro”.

E, para finalizar, a Lituânia é a pátria-mãe de um dos artistas mais citados neste blog, o lendário Lasar Segall.

Em abril, a mostra será exposta na Estação Faria Lima (Linha 4-Amarela) entre os dias 3 e 28.
Um lembrete importante: excepcionalmente as estações Luz e República da Linha 4-Amarela estarão fechadas neste domingo (19/03), em virtude da construção da futura Estação Higienópolis-Mackenzie.

SERVIÇO:
Exposição: 11.000 km – Brasil-Lituânia
Onde: Estação Luz de metrô (Linha 4-Amarela) – Rua Brigadeiro Tobias esquina com a Rua Mauá – Luz (pode ser acessada também por meio da Linha 1-Azul do Metrô e pelas Linhas 7-Rubi e 11-Coral da CPTM)
Quando: até 30/03/2017; de domingo a sexta-feira, das 4h40 à 0h; sábados, das 4h40 à 1h
Quanto: R$ 3,80 (valor da tarifa integral do Metrô SP)

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s