III Mostra do Programa de Exposições 2016 no Centro Cultural São Paulo

A instalação "Essas Pessoas na Sala de Jantar", de Bruno Miguel, ocupando o CCSP. Foto: Jorge Almeida
A instalação “Essas Pessoas na Sala de Jantar”, de Bruno Miguel, ocupando o CCSP. Foto: Jorge Almeida

O Centro Cultural São Paulo (CCSP) realiza até o próximo dia 12 de março a III Mostra do Programa de Exposições 2016, que traz individuais simultâneas dos artistas selecionados Alessandra Bochio e Felipe Merker Castellani, Bruno Miguel, Odaraya Mello e Alan Adi. Paralelamente, os artistas convidados Falves Silva e Jota Medeiros e o Grupo Nervo Óptico expõem projetos recentes a convite da Curadoria de Artes Visuais do CCSP. Além do projeto selecionado “Atlas Abstrato”, de Juliana Monachesi.

Alan Adi apresenta “Peleja”, em que no objetivo de realçar a partida, ou a ausência, o migrante artista regressou a Aracaju, apagou o retrato dos cantores de cerca de cem capas de discos, reunidas na instalação Migrantes. Já Bruno Miguel traz a instalação (foto) “Essas Pessoas na Sala de Jantar” (2012/2015). O artista pegou emprestado uma frase de “Panis et Circenses”, dos Mutantes, para nomear a instalação em que o artista apresenta um procedimento de “tridimensionalizar” a paisagem. Enquanto isso, Odaraya Mello mostra “Fagun Ga-mi-ori”, obra em que a artista conjunta referências de diferentes origens culturais. O termo que dá o nome à obra significa expandir para dentro. E a dupla Alessandra Bochio e Felipe Merker Castellani exibe a instalação “Modulações”, em que os dois seguem suas pesquisas em videoinstalações e performances que propõem um espaço imersivo onde jogam com som e imagens.

Já o convidado Grupo Nervo Óptico traz uma celebração dos seus 40 anos de lançamento, criado em Porto Alegre na década de 1970. Outro convidado, Jota Medeiros, exibe “Design(io)”, que busca evidenciar dois eixos fundamentais e complementares na trajetória do artista: a sua atuação como artista multimídia e as contribuições no campo institucional. E Falves Silva, também convidado, apresenta “Círculo do Tempo”, que visa reafirmar a produção do artista, evidenciando a sua participação na rede internacional da arte conceitual dos anos 1960. Usando o papel como suporte, Falves desenvolve obras em diálogo com construtivismo relacionado à Arte Correio.

Para a edição 2016, que completou 26 anos, a comissão julgadora foi formada pela artista e professora Giselle Beiguelman (professora da FAU/USP) e pelos críticos e curadores José Augusto Ribeiro (curador da Pinacoteca do Estado de São Paulo) e Ricardo Resende (curador do Museu do Bispo do Rosário), juntamente com Curadoria de Artes Visuais do CCSP. A comissão selecionou 16 trabalhos dentre os 476 inscritos.

SERVIÇO:
Exposição:
III Mostra do Programa de Exposições 2016
Onde: Centro Cultural São Paulo (CCSP) – Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso
Quando: até 12/03/2017; de terça a sexta, das 10h às 20h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Quanto: entrada gratuita

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s