Sinopse de “A História Não Contada do Motörhead”, de Joel McIver

O livro de Joel McIver documenta uma das maiores bandas da história
O livro de Joel McIver documenta uma das maiores bandas da história

Lançado lá fora em 2011, o livro de Joel McIver ganhou em 2016 uma versão em português que, aqui no Brasil, foi lançada pela Edições Ideal, e aborda uma das bandas de rock mais influentes, importantes e polêmicas da história: Motörhead.

Com 276 páginas distribuídas em 20 capítulos divididos em ordem cronológica, a obra de McIver começa antes de 1971 e vai até 2011, ou seja, quando o livro foi lançado originalmente e, claro, antes da morte do ícone Lemmy Kilmister.

O livro conta a história do power trio britânico capitaneado por Lemmy, que estabeleceu um carreira impressionante, pontuada por músicas rápidas, pesadas, farras homéricas e um dos shows mais poderosos que se tem notícias. Enfim, um caminho tortuoso, com vários bons e maus momentos, dessa banda que prestou mais de 40 anos de bons serviços ao rock and roll.

Até os dias atuais, mesmo com o fim do Motörhead, que se foi junto com a morte de seu mentor no final de 2015, o grupo fez parte do mainstream das grandes bandas de rock, mas que nunca fez questão de carregar esse rótulo, especialmente Lemmy, cuja parte do livro é dedicada a ele, até porque, em se tratando de Motörhead, não tinha como ser diferente, afinal, desde 1975, quando a banda, de fato, começou, o saudoso vocalista/baixista sempre esteve à frente do grupo e, nesta biografia, Kilmister destacou a importância de seus colegas de banda e que, todo dinheiro que ganhavam com o Motörhead era dividido igualmente.

O Motörhead começou como trio na metade dos anos 1970, virou quarteto no meio da década de 1980 e, depois, voltou a ser trio até o fim, em 2015, logo, quando o livro já havia saído da editora, pelo menos a versão estrangeira, não custa reforçar.

Com 20 álbuns lançados, alguns registros ao vivo e várias coletâneas, o Motörhead foi uma genuína banda de rock. Seus integrantes seguiram à risca à filosofia de “sexo, drogas e rock and roll”. O escritor Joel McIver fez um trabalho minucioso ao coletar e organizar relatos e entrevistas de várias fontes num recorde de tempo de mais quatro décadas.

A história – contada ou não contada – do Motörhead é a própria história de Lemmy Kilmister. Pois, ele sempre esteve lá, o cara mais velho e mais experiente do grupo, foi forte influência para várias bandas, que tal o Metallica só para citar uma?

Embora a biografia seja dedicada à banda, McIver relata também acontecimentos relacionados a Lemmy Kilmister que constatam que ele é a própria história do rock. Aos 12 anos, em 1957, teve seu primeiro contato com o Rock And Roll, com Bill Haley, foi impactado por Little Richard, Jerry Lee Lewis, Chuck Berry e Fats Domino, foi roadie de Jimi Hendrix, dormiu no sofá da casa da mãe de Jon Lord (Deep Purple), tocou no Hawkwind, montou o Motörhead, excursionou com Dio, aliviou a barra do Twisted Sister diante dos fãs, fez parceria com as garotas do Girlschool, escreveu músicas com Ozzy Osbourne, foi homenageado pelo Metallica em sua festa surpresa de 50 anos quando James Hetfield e sua trupe se caracterizaram de Lemmy.

O Motörhead foi uma das bandas que, digamos, “inrotulável”, ou seja, nunca pertenceu a nenhuma vertente do rock específica, embora já tenham tentado classificá-lo como Trash Metal, Punk, NWOBHM, Heavy Metal, enfim, o grupo sempre foi aquilo que seu mentor sempre pregou: “uma banda de rock and roll”.

E, evidentemente, que não poderia deixar de esquecer de falar sobre o prefácio da obra que foi escrito “simplesmente” pelo The Voice Of Rock, Glenn Hughes (ex-Trapeze, Deep Purple, Black Sabbath e outros). No texto, o renomado baixista definiu muito bem: “Lemmy é o rock ‘n’ roll personificado”. Perfeito!

E, seguramente, essa obra de Joel McIver é um pedaço expressivo da história do rock.

A seguir, a ficha técnica do livro.

Livro: A História Não Contada do Motörhead
Autor: Joel McIver
Páginas: 276
Editora: Edições Ideal
Edição: 1
Ano: 2015 (versão em português)
Preço médio: R$ 35,90

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s