Exposição “Trofologia” no MIS

Parte do vídeo "Trofologia I" (2014), de Sérgio Vasconcelos, em exibição no MIS. Créditos: divulgação
Parte do vídeo “Trofologia I” (2014), de Sérgio Vasconcelos, em exibição no MIS. Créditos: divulgação

O Museu da Imagem do Som está com a mostra “Tropofogia”, de Sérgio Vasconcelos, em cartaz até o próximo dia 5 de março. A exposição, que norteia a simbologia dos alimentos, seu efeito no homem e a relação do ser humano com os animais, é a primeira da Temporada de Projetos do Paço das Artes 2017.

Com cinco vídeos e dez fotografias, a mostra remete à definição do termo “trofologia”, ciência que educa a restituir a saúde por meio da alimentação, a exemplo das videoperformances “Trofologia I, II, III e IV”, em que os atores “contracenam” com animais utilizados na alimentação humana.

Já em “Trofologia V”, onde dois atores simulam uma luta na presença de um juiz em um octógono e ganham um prêmio inusitado. Esse registro foi realizado na abertura da exposição, ocorrida no último dia 26 de janeiro.

Para cada uma dessas obras, Sérgio Vasconcelos propõe um regime específico para homem e animal, que compartilham o mesmo alimento.

Além da mostra de Sérgio Vasconcelos, a instituição exibirá, em 2017, o projeto curatorial de Thiago Souza com Jota Mombaça, e os projetos artísticos de Ana Hupe, Cristina Elias, Daniel Frota, Júlia Ayerbe, Juliana Kase, Pontogot, Renan Marcondes e Victor de La Roeque, selecionados pelo júri formado por Benjamin Serousai, Juliana Gontijo, Priscila Abrantes, Solange Farkas e Vinícius Sprieigo.

O acompanhamento mais minucioso da Temporada de Projetos pode ser feito por meio da plataforma digital MaPA, que reúne todos os artistas, críticos, curadores e membros do júri que passaram pelo programa e que, desde 2014, disponibiliza entrevistas em vídeo com artistas e curadores.

SERVIÇO:
Exposição:
Paço no MIS | Trofologia | Sérgio Vasconcelos
Onde: Museu da Imagem e do Som (MIS) – Avenida Europa, 158 – Jardim Europa
Quando: até 05/03/2017; de terça a sexta-feira, das 11h às 20h; sábados, das 10h às 21h; domingos e feriados, das 10h às 19h; No Carnaval: sábado (25/02), das 10h às 21h; domingo, segunda e terça-feira, das 11h às 19h; quarta-feira (01/03), das 12h às 20h
Quanto: entrada gratuita (térreo)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s