Sinopse de “The Doors por The Doors”, de Ben Fong-Torres

"The Doors por The Doors", livro do jornalista Ben Fong-Torres, o último jornalista a entrevistar Jim Morrison
“The Doors por The Doors”, livro do jornalista Ben Fong-Torres, o último jornalista a entrevistar Jim Morrison

A biografia da banda californiana The Doors, do jornalista Ben Fong-Torres, foi lançada em 2010 e, sua versão em português, editada pela Editora Agir. A obra traz em cerca de 430 páginas e conta a trajetória de uma das principais grupos de rock que atuou na segunda metade do século XX. Dividido em 13 capítulos e mais itens anexos, o livro traz entrevistas e depoimentos reveladores dos integrantes e de pessoas que conviveram próximas do quarteto formado por Jim Morrison, Ray Manzarek, Robby Krieger e John Densmore.

A biografia é toda contada pelos integrantes da banda, inclusive o próprio Jim Morrison, que foi entrevistado por Ben Fong-Torres que, inclusive, fora o último jornalista a entrevistar o frontman antes de sua morte, em Paris, onde morrera de forma que, até hoje, é cercada de mistérios, em 3 de julho de 1971, aos 27 anos.

O autor ainda teve o privilégio de colocar comentários dos pais do vocalista que, segundo o próprio Jim Morrison, estavam mortos, como revelou falsamente na ficha preenchida à Elektra Records, gravadora do grupo. Aliás, uma parte curiosa do livro, traz o seguinte comentário do frontman: “Estamos numa encruzilhada em nossa carreira. Nos próximos cinco ou seis meses, saberemos como será nosso futuro”, disse Morrison ao Fong-Torres no início de 1971, Cinco meses depois, Jim estava morto.

Ao longo da biografia, além das aspas do “The Lizard King”, os remanescentes até então do grupo (o livro foi lançado em 2010, mas os Doors perderam outro integrante: Ray Manzarek morreu em 20 de maio de 2013 em decorrência de um câncer no ducto biliar), também comentaram sobre os acontecimentos que ocorreram após a morte de seu vocalista e a (frustrada) tentativa de continuar a banda com outro integrante – Paul McCartney foi cogitado, inclusive.

A biografia é riquíssima de fotografias dos quatro membros dos Doors e o interessante é que todos eles são abordados igualmente por Ben Fong-Torres, diferentemente do que acontece com muitos textos e livros dedicados aos Doors que enfatizam (e muito) Jim Morrison.

É claro que a biografia traz inúmeras histórias relacionadas à banda que é de conhecimento da grande maioria dos fãs, como o famoso episódio do programa The Sullivan Show, de onde foram banidos depois de não acatarem a ordem de modificar a letra de “Light My Fire” em uma apresentação ao vivo na TV. Além de esclarecer algumas lendas que se tornaram famosas, como o ritual do qual Jim Morrison teria se casado com a jornalista Patricia Kennealy. Os integrantes descreem dessa cerimônia por conta da forte relação que o vocalista tinha com Pamela Courson.

Enfim, trata-se de uma excelente fonte para quem quer conhecer com afinco tudo o que se já para saber dessa icônica banda.

A seguir, a ficha técnica do livro.

Livro: The Doors por The Doors
Autor: Ben Fong-Torres
Páginas: 432
Editora: Agir
Edição: 1
Ano: 2010
Preço médio: indisponível*
* Em São Paulo, consegui encontrar um exemplar na Biblioteca Mário de Andrade (Rua da Consolação, 94) – Centro

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s