Exposição “As Cores do Sagrado” na Caixa Cultural

"Festa de Oxóssi no Opô Afonjá - Matança do Porco", de Carybé, exposta na Caixa Cultural. Foto: Jorge Almeida
“Festa de Oxóssi no Opô Afonjá – Matança do Porco”, de Carybé, exposta na Caixa Cultural. Foto: Jorge Almeida

Com cerca de 50 obras, a mostra “As Cores do Sagrado” está em cartaz na Caixa Cultural até o próximo dia 28 de fevereiro. As pinturas apresentam os registros das tradições do candomblé da Bahia, feitos ao longo dos anos de pesquisa entre as décadas de 1950 e 1980, pelo artista Carybé (1911-1997).

A lembrança foi a básica saída do artista para pintar com perfeição e riqueza de detalhes as práticas, desde os ritos de iniciação, festas e incorporação dos orixás até os rituais fúnebres, em um conjunto didático dos cultos envolvidos.

A mostra traz a união do registro histórico com a beleza artística para a preservação dos valores culturais trazidos da África para o Brasil. As aquarelas são os registros de vivências pessoais do artista nos terreiros que frequentava na Bahia, entre as casas mais tradicionais da religiosidade de matriz africana.

Entre os anos 1950 e 1980, Carybé produziu cerca de 130 aquarelas que documentaram o Candomblé, sendo que 50 obras foram selecionadas para a mostra, sendo que foi respeitada a ordem do artista, quando começaram com a iniciação, seguindo pela sequência pela qual os orixás são louvados na tradição jeje-nagô, o Xiré e, passando pelo Axexê – ritual fúnebre, terminados pelo culto aos ancestrais.

Destaques para “Festa de Yemanjá no bairro do Rio Vermelho – Dois de Fevereiro”; “Ferramentas de Ossain” e “Festa de Oxóssi no Opô Afonjá – Matança do Porco” (foto), todos de nanquim e aquarela (aguada) sobre papel.

SERVIÇO:
Exposição:
As Cores do Sagrado
Onde: Caixa Cultural – Praça da Sé, 111 – Centro
Quando: até 28/02/2017; de terça a domingo, das 9h às 19h
Quanto: entrada gratuita

Por Jorge Almeida

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s