Exposição “Antonio Maia – Ex-Voto, Alma e Raiz” na Caixa Cultural

“São Francisco de Assis” (1999), acrílico sobre tela, de Antonio Maia, em exposição na Caixa Cultural. Foto: Jorge Almeida
“São Francisco de Assis” (1999), acrílico sobre tela, de Antonio Maia, em exposição na Caixa Cultural. Foto: Jorge Almeida

A Caixa Cultural está com a mostra “Antonio Maia – Ex-Voto, Alma e Raiz” em cartaz até o próximo dia 28 de fevereiro e apresenta cerca de 40 pinturas do artista sergipano Antonio Maia feitas nas últimas três décadas. Com curadoria do artista baiano César Romero, a exposição traz o universo da linguagem dos ex-votos, além de livros, cartas, catálogos, postais e origamis, que estão distribuídos em quatro vitrines.

A mostra desempenha para as novas gerações o valor de um artista excepcional, que herdou ao Brasil uma impressão, uma figura – o Ex-Voto – um dos emblemas máximos da cultura popular brasileira. Suas obras valem na abrangência da identidade nacional, do ser brasileiro.

Com uma técnica impecável, Maia intensificava as sofisticações em suas pinturas, com grandes planos de cor que surgiam criando atmosferas de estranhamento.

O artista sergipano trabalhou essencialmente um só assunto – o ex-voto, coisa de alta periculosidade para um artista, mas foi influente na objetividade e exatidão. As pinturas de Maia têm um ar de denúncia social ou no de repensar na terra brasileira e suas raízes.

Entre os destaques estão “São Francisco de Assis” (foto), de 1999; “Iluminate II” (1986); e “Uma Nova Luz” (2000), ambas acrílico sobre tela.

SERVIÇO:
Exposição:
Antonio Maia – Ex-Voto, Alma e Raiz
Onde: Caixa Cultural – Praça da Sé, 111 – Centro
Quando: até 28/02/2017; de terça a domingo, das 9h às 19h
Quanto: entrada gratuita

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s