Exposição “Portugal Portugueses – Arte Contemporânea” no Museu Afro Brasil

A instalação "O Pão Nosso de Cada Dia", de Yonamine , composta por mais de 2.800 fatias de pão de forma. Foto: Jorge Almeida
A instalação “O Pão Nosso de Cada Dia”, de Yonamine , composta por mais de 2.800 fatias de pão de forma. Foto: Jorge Almeida

O Museu Afro Brasil realiza até o próximo dia 8 de janeiro a mostra “Portugal Portugueses – Arte Contemporânea”, que traz cerca de 270 obras – entre pinturas,  esculturas, fotografias e instalações – de 40 artistas e é a maior exposição de arte portuguesa realizada no Brasil.

A exposição traz uma grande gama de artistas modernistas, mulheres consideradas bases da contemporaneidade portuguesas, com obras geométricas e surrealistas e que se conectam com o Brasil e a África.

“Portugal Portugueses” é a segunda exposição dentro da proposta da trilogia desenvolvida pelo curador da mostra, Emanoel Araujo, responsável por homenagear as principais raízes da cultura brasileira (africana, portuguesa e indígena) à luz de uma leitura contemporânea nas artes visuais. Esta grande mostra sucede “Africa Africans”, recentemente eleita pela Associação Brasileira de Críticos de Arte como a melhor exposição do ano de 2015.

No espaço de 3.000 m² destinados à exposição, o público poderá conferir também três homenagens póstumas: Beatriz Costa (atriz de teatro e cinema), Rafael Bordalo Pinheiro (ceramista e caricaturista) e Amadeo de Souza Cardoso (pintor revolucionário).

Para a realização do projeto, foram importantes as parcerias feitas com galerias, colecionadores e os próprios artistas portugueses.

Dentre os vários trabalhos selecionados, há aqueles com dedicada atenção aos diálogos entre o Brasil e o continente africano. É o caso do artista português, Vasco Araújo, conhecido no cenário artístico paulistano, seus trabalhos articulam questões políticas às heranças de um passado colonial. E também a série Pau Brasil, de autoria de Albuquerque Mendes, também compõe a mostra fazendo uma ponte entre Portugal e uma antiga colônia – o Brasil. Nela, o pintor expõe a diversidade de estilos humanos, explorando a miscigenação tanto em nosso país quanto em Portugal.

A obra “Plataforma”, de Miguel Palma, marca presença e deve surpreender os visitantes por conta de suas dimensões e originalidade, assim como as instalações “Frutos do Espaço” e “A Nave”, de Antonio Manuel, português radicado no Rio de Janeiro e que ganhou destaque com seu trabalho crítico à Ditadura Militar brasileira.

Na área destinada à fotografia, destaques para os trabalhos de Fernando Lemos e Orlando Azevedo, ambos radicados no Brasil. Já, entre as pinturas, vale a pena conferir as produções de Michael de Brito, que desenvolve cenas que retratam o cotidiano português nas telas “Woman with Chorizos” e “At The Table”, e Gonçalo Pena, com três pinturas a óleo de grandes dimensões, como “Front The Outermost Skevies” (2008).

No espaço destinado à memória de Rafael Bordalo Pinheiro estão expostas um conjunto de 45 ilustrações e caricaturas publicadas em revistas como “O Psit!!!” (1877), “A Paródia” (1900), “O Besouro” (1878) e “O Antônio Maria” (1879-85; 1891-98), além de 26 esculturas e cerâmicas do artista que viveu no Brasil entre 1875 e 1879.

Outros destaques da exposição são “Reise In Brasilien” (2016), um acrílico sobre tela de João F. Santa; “Close Up”, obra feita com madeira pintada, fotografia e espelhos; “Matéria de Aquecimento” (2011), de Sofia Leitão; e “Pão Nosso de Cada Dia” (foto), instalação de Yonamine feita com 2.871 fatias de pão de forma torradas.

PS: aconselhamos a não visitar a unidade entre os dias 31 de dezembro de 2016 e 2 de janeiro de 2017 em virtude das festividades de Ano Novo.

SERVIÇO:
Exposição: Portugal Portugueses – Arte Contemporânea
Onde: Museu Afro Brasil – Avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº – Parque Ibirapuera – portão 10
Quando: até 08/01/2017; de terça a domingo, das 10h às 17h, com permanência até às 18h
Quando: R$ 6,00; R$ 3,00 (meia-entrada); entrada gratuita aos sábados

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s