Exposição “Portal da Misericórdia – o Sacro Revisitado” no Museu de Arte Sacra

“Ostensório Jesus Fonte de Misericórdia” (2016), em exposição no Museu de Arte Sacra. Foto: Jorge Almeida
“Ostensório Jesus Fonte de Misericórdia” (2016), em exposição no Museu de Arte Sacra. Foto: Jorge Almeida

O Museu de Arte Sacra apresenta até o próximo dia 8 de janeiro a exposição “Portal da Misericórdia – o Sacro Revisitado”, que traz 85 obras do artista Mirtis Moraes, entre esculturas em bronze, mármore, alumínio e resina, que refletem sobre as limitações impostas pela matéria ao espírito e dialogam com a arte contemporânea.

Além de esculturas, a mostra exibe também obras sacras e laicas, como dorsos humanos, anjos e objetos religiosos. A curadora é de Beatriz Vicente Azevedo.

A mostra das peças está dividida em núcleos, onde a matéria é a mesma, mas o modo de intervenção é diferenciado. As obras de temáticas não sacras, por exemplo, formam quase como uma única peça central, em um primeiro instante, conforme a expografia de Haron Cohen. Já os objetos sacros se diferenciam pelo posicionamento lateral e longitudinal no segundo espaço.

A astúcia se assimila à que temos quando do começo na nave principal de uma igreja, e no final, onde se encontra o Portal da Misericórdia, que é o centro da exposição. A parte final da mostra é apresentada com um espaço da cruz-sudário com a pia batismal, como na realidade é a saída de uma igreja.

Entre os destaques estão o “Sudário da Ressurreição” (2011), obra feita em fundição em alumínio; três esculturas feitas em areia, prata, bronze e acrílico intituladas “Magnificat” (2014); outras três esculturas de “Cristo Missionário”, e mais cinco esculturas intituladas “Cristo Vivo” (2014); “Rainha da Paz” (2012-14); e “Ostensório Jesus Fonte de Misericórdia” (2016), uma fundição em bronze com patina branca.

PS: o museu estará fechado entre os dias 30 de dezembro de 2016 e 2 de janeiro de 2017.

SERVIÇO:
Exposição: Portal da Misericórdia – o Sacro Revisitado
Onde: Museu de Arte Sacra (MAS) – Avenida Tiradentes, 676 – Luz
Quando: até 08/01/2017; de terça a domingo, das 9h às 17h
Quanto: R$ 6,00; R$ 3,00 (meia-entrada); grátis aos sábados; crianças de até sete anos, idosos acima de 60 anos, professores da rede pública (com identificação) e até quatro acompanhantes são isentos

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s