Real Madrid: campeão do Mundial de Clubes da FIFA 2016

Jogadores do Real Madrid comemoram o título do Mundial de Clubes da FIFA. Foto: Reuters
Jogadores do Real Madrid comemoram o título do Mundial de Clubes da FIFA. Foto: Reuters

O Real Madrid derrotou o Kashima Antlers na final do Mundial de Clubes da FIFA por 4 a 2 no Estádio Internacional de Yokohama no Japão na noite (manhã no Brasil) deste domingo (18). Com um gol de Benzema e três de Cristiano Ronaldo, sendo dois deles na prorrogação, enquanto Shibazaki anotou os tentos da equipe japonesa, os Merengues conquistaram o segundo título da competição sob chancela da FIFA.

O jogo começou com o Kashima pressionando a saída de bola do Real Madrid. Mas a estratégia da equipe japonesa só durou oito minutos. Cruzamento da direita, a defesa afastou parcialmente, Modrić pegou a sobra e arriscou, o goleiro Sogohata espalmou e a bola sobrou limpa para Benzema que, livre na pequena área, só teve o trabalho de empurrar para as redes. No minuto seguinte, os japoneses responderam com Ogasawara. Shibasaki ajeito da entrada da área e o camisa 40 bateu por cima.

Depois do gol sofrido, o Kashima Antlers chegou a atacar algumas vezes, mas sempre corria os riscos de sofrer com os fortes contragolpes da equipe merengue. Tanto que as melhores chances adquiridas ao longo do primeiro tempo foram do Real Madrid. Com Casemiro que, aos 24, pegou a sobra e finalizou com perigo, mas houve um desvio. Dois minutos depois, Vázquez e Benzema fizeram uma jogada rápita e o francês chutou de esquerda no canto de Sogahata, que fez a defesa. A equipe de Zinedine Zidane trocava passes enquanto o campeão japonês seguia a sua eficiência tática, embora lhe falte um pouco de técnica em alguns aspectos, como o passe.

O Real Madrid chegou novamente aos 36 através de boa trama entre Vázquez, Benzema, Cristiano Ronaldo e Modrić, que chutou para a defesa de Sogohata no meio do gol.

E, na base do esforço, aos 44, o Kashima chegou ao empate. Doi fez boa jogada pela esquerda, cruzou, Varane afastou mal, e Shibasaki chutou cruzado para empatar a partida.

Na etapa final, o Real levou perigo logo aos dois minutos com Sergio Ramos, que cabeceou por cima. Mas, aos 7, o Kashima Antlers surpreendeu e virou o jogo com Shibasaki. Sergio Ramos afastou mal, o camisa 10 dominou na intermediária, livrou-se de Carvajal e chutou no canto direito de Navas.

A incredulidade tomou conta do estádio por conta da virada dos japoneses. Porém, a vantagem durou menos de dez minutos. Vázquez foi derrubado na área ao ser puxado pelo mesmo Shibazaki. Pênalti. Cristiano Ronaldo cobrou forte rasteiro no canto direito do arqueiro e empatou a decisão, 2 a 2.

Depois de conseguir a igualdade, o Real Madrid foi para cima em busca da vitória. Primeiro foi com Marcelo aos 19. Benzema fez bela jogada individual pela esquerda, tocou rasteiro para o lateral brasileiro que chegou batendo para Sogahata defender em dois tempos. Aos 28, Marcelo cruzou, CR7 ajeitou de cabeça para Benzema, que girou bonito e chutou para o arqueiro japonês dar rebote, mas o português estava ligeiramente avançado. Impedimento bem marcado. Cinco minuto depois, Vázquez fez boa jogada pela direita, pedalo e cruzou na cabeça de Cristiano Ronaldo, que mandou por cima.

A pressão merengue seguiu firme. Aos 36, Benzema deu excelente passe para Cristiano Ronaldo, que chutou para defesa de Sogahata. Em jogada posterior, foi a vez do camisa 9 merengue desviar para fora após cruzamento de Kroos.

O Kashima Antlers também esteve perto do terceiro gol. Aos 42, o brasileiro Fabrício (substituto de Ogasawara) chutou firme da entrada da área para Navas fazer espalmar para escanteio. No minuto seguinte, Endo acionou Kanazaki, que tocou na bola na saída de Navas, e Casimiro jogou para escanteio. Aos 44, um lance polêmico, Sergio Ramos segurou Kanazaki que puxava o contra-ataque. O árbitro Jamy Sikazwe ameaçou puxar o cartão amarelo (o que seria o segundo e, consequentemente, o vermelho), mas economizou. E, no último minuto, o Kashima Antlers quase fez o que seria o gol do título: cruzamento da esquerda, a bola sobre para Endo, mas ele pegou mal e mandou para fora.

Na prorrogação, o Real Madrid resolveu a parada logo no primeiro tempo. Aos 8 minutos, Benzema deu lindo passe no meio da defesa para o português, que chutou rasteiro para colocar os merengues na frente novamente. Os heroicos japoneses do Kashima não se entregaram e, aos 11, levaram perigo. Falta cobrada na área, Suzuki cabeceou e a redonda caprichosamente acertou o travessão.

Mas, aos 13 minutos, Carvajal cruzou, a zaga afastou, Kroos pegou o rebote, chutou torto, porém, o camisa 7 interceptou e chutou com a esquerda para fazer o seu terceiro gol na decisão: 4 a 2.

Na segunda etapa do tempo extra, o Real jogou para o gasto, enquanto o esforçado time japonês jogou com dignidade: não apelou para a violência, não reclamou com a arbitragem, enfim, uma disciplina impressionante. E, aos 10, Morata, que substituiu Cristiano Ronaldo, quase fez um golaço ao limpar três vezes, mas seu chute parou na defesa adversária.

Então, a decisão do Mundial de Clubes da FIFA terminou com vitória merengue por 4 a 2. Um ano excelente para o Real Madrid, que termina 2016 com o título mundial, além de ter conquistado a UEFA Champions League, a Supercopa da Europa e lidera com folga o Campeonato Espanhol. E mais ainda para CR7 que, além dos títulos citados, foi campeão da Eurocopa com Portugal e é forte favorito em ganhar a Bola de Ouro da FIFA de melhor jogador do mundo.

O Real Madrid entrou como franco favorito diante dos bravos Kashima Antlers. Tal favoritismo fez com que o time de Zinedine Zidane saísse logo na frente nos primeiros minutos da decisão e, tecnicamente muito superior, demonstrou uma certa soberba diante do adversário, que entrou concentrado o tempo todo e fez um bom jogo. O empenho dos anfitriões foi recompensado com a busca do empate e a virada no segundo tempo. Mas aí, os Merengues começaram a jogar com mais competitividade e foi atrás do empate, que veio com Cristiano Ronaldo através da cobrança de pênalti. Mas o Kashima Antlers se esforçou e não facilitou o jogo e criou as suas chances também. E levou a final para a prorrogação. No tempo extra, o iluminado Cristiano Ronaldo apareceu e fez mais dois gols que sepultaram as chances dos japoneses em chegar ao topo do mundo.

E, assim, o Real Madrid conquistou o seu segundo Mundial de Clubes da FIFA e se igualou ao Corinthians.

Na disputa do terceiro lugar, o Atlético Nacional levou a melhor sobre o América, do México, por 4 a 3 na disputa de pênaltis depois de empate em 2 a 2 no tempo normal.

A seguir, o resumo da campanha e a ficha técnica da final.

Semifinais:
15/12/2016 – América (MÈX) 0x2 Real Madrid (ESP) – Estádio Internacional, Yokohama
Final:
18/12/2016 – Real Madrid (ESP) 4×2 Kashima Antlers (JAP) – Estádio Internacional, Yokohama

FICHA TÉCNICA: REAL MADRID (ESP) 4×2 KASHIMA ANTLERS (JAP)
Competição/fase: Mundial de Clubes da FIFA 2016 – final (jogo único)
Data: 18 de dezembro de 2016 (domingo) – 8h30 (horário de Brasília)
Local: Estádio Internacional, Yokohama, Japão
Árbitro: Jamy Sikazwe (Zâmbia)
Assistentes: Marwa Range (Quênia) e Jerson dos Santos (Angola)
Cartões Amarelos: Sergio Ramos, Casemiro e Carvajal (Real Madrid); Ogasawara e Fabrício (Kashima Antlers)
Gols: Benzema, aos 9 min do 1º tempo (1-0), Shibasaki, aos 44 min do 1º tempo (1-1) e aos 7 min do 2º tempo (1-2); Cristiano Ronaldo (pênalti), aos 15 min do 2º tempo (2-2), aos 8 min do 1º tempo da prorrogação (3-2) e aos 13 min do 1º tempo da prorrogação (4-2)
REAL MADRID (ESP): 1.Navas; 2.Carvajal, 5.Varane, 4.Sergio Ramos (6.Nacho Fernández) e 12.Marcelo; 14.Casemiro, 19. Modrić (16.Kovačić) e 8.Kroos; 17.Vázquez (21.Isco), 7.Cristiano Ronaldo (21.Morata) e 9.Benzema. Técnico: Zinedine Zidane
KASHIMA ANTLERS (JAP): 21.Sogahata; 22.Daigo, 23.Ueda, 3.Shoji e 16.Yamamoto; 6.Nagaki (18.Akasaki), 40.Ogasawara (11.Fabrício), 25.Endo (24.Ito) e 10.Shibasaki; 33.Kanazaki e 8.Doi (34.Suzuki). Técnico: Masatada Ishii

Parabéns ao Real Madrid Club de Fútbol pela conquista.

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s