Exposição “Héctor Zamora – Dinâmica Não Linear” no CCBB

Parte da obra "Ruptura" (2016), feita exclusivamente para a mostra no CCBB. Foto: Jorge Almeida
Parte da obra “Ruptura” (2016), feita exclusivamente para a mostra no CCBB. Foto: Jorge Almeida

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) realiza até o próximo dia 2 de janeiro, segunda-feira, a exposição “Héctor Zamora – Dinâmica Não Linear”, que reúne 24 obras do artista mexicano Héctor Zamora. Os trabalhos que fazem parte da mostra têm videoinstalações, esculturas de concreto e tijolos, fotografias, desenhos e registros de atividades.

O artista é conhecido pelos trabalhos em site specific em grande escala, de caráter arquitetônico e geométrico, e que incitam a uma reflexão sobre temas econômicos e ideológicos.

O recorte da produção de Zamora, que vai desde as esculturas do início de carreira até as grandes instalações dos últimos anos, enfatiza a enredamento de uma produção em constante progresso e, muitas vezes, aberta à interação dos visitantes.

Entre os principais trabalhos estão “Modelo Econômico” (2010), obra constituída por mesas de madeira usada por camelôs; “Inconstância Material” (2012), uma vídeoinstalação e maquete do projeto; “Sciami di Dirigibili” (2015), composta por impressão fotográfica, cartazes e um vídeo com 1’06” de duração.

O principal destaque da mostra trata-se da obra “Ruptura” (2016), concebida especialmente para o vão do CCBB. Trata-se de uma performance com a participação de 150 pessoas vestidas de preto debruçadas no vão do espaço em um silêncio absoluto tendo em mãos um livro, também todo preto e confeccionados especialmente para a performance, no qual começam a rasgar as páginas, uma a uma, para, em seguida, deixarem cair no vazio do vão. O som das páginas rasgadas toma conta do espaço. Depois, os livros, com as páginas recolhidas, são recolocados de qualquer modo nas capas e são deixados numa mesa (foto), como que à espera de algum acontecimento, enquanto o som da “ruptura” permanece no vão.

SERVIÇO:
Exposição: Héctor Zamora – Dinâmica Não Linear
Onde: Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) – Rua Álvares Penteado, 112 – Centro
Quando: até 02/01/2017; de quarta a segunda-feira, das 9h às 17h
Quanto: entrada gratuita

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s