“Projeto Parede” do MAM homenageia François Morellet

A instalação “3D Bandes Décimées", do francês François Morellet. Foto: Isis Naura
A instalação “3D Bandes Décimées”, do francês François Morellet. Foto: Isis Naura

 

O Museu de Arte Moderna (MAM) realiza até o próximo domingo, 18 de dezembro, a instalação “3D Bandes Décimées”, que faz parte do Projeto Parede que homenageia o conceituado artista francês François Morellet, um dos maiores nomes da arte do século XX, falecido no último dia 11 de maio aos 90 anos, em Paris.

Instalada no corredor de acesso à Grande Sala do museu, a obra brinca com diversas formas abstratas criadas de forma invertida aos cálculos precisos utilizados pelo artista.

Em vídeo, o artista declarou que amava essa obra pela exatidão apresentada. Ao fazer um emparelhamento improvável, Morellet conseguia ajustar brincadeiras com sistemas matemáticos rigorosos. “Calculando a sequência de linhas, eu não imaginava a variedade de formas que seriam criadas, o que causa diversos pensamentos e criações de histórias sobre cada uma delas por parte do observador”, disse o artista em vídeo gravado em 2015.

Originalmente, o francês criou a obra em duas partes: em uma parede fez uma série reproduzida de sobreposição de linhas com um sistema matemático calculado e rigoroso; na outra parede, essas sequências são replicadas de forma invertida e negativa, criando formas aleatórias e abstratas. No MAM, apenas a parede de desenhos será apresentada no corredor entre a entrada do museu e a Grande Sala.

Co-fundador da arte cinética e arte ótica, sua obra antecipa muitas questões, procedimentos e materiais consagrados posteriormente pela arte contemporânea.

SERVIÇO:
Exposição:
Projeto Parede – 3D Bandes Décimées
Onde: Museu de Arte Moderna (MAM) – Parque do Ibirapuera – Avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº – portão 3
Quando: até 18/12/2016; de terça a domingo, das 10h às 18h
Quanto: R$ 6,00; R$ 3,00 (meia-entrada); entrada grátis aos domingos para o público em geral; crianças de até 10 anos e adultos com mais de 65 anos

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s