Exposição “Elas – Mulheres Artistas no Acervo do MAB” no MAB-FAAP

O Museu de Arte Brasileira da FAAP (MAB-FAAP) exibe até o próximo domingo,m 18 de dezembro, a exposição “Elas – Mulheres Artistas no Acervo do MAB”, que traz mais de 80 obras de 64 artistas de representatividade, de acordo com os movimentos e tendências que marcaram todo o século XX até os dias de hoje.

Antes do Modernismo, a presença da mulher era praticamente ignorada por conta de determinismos biológicos, discriminações sociais de gênero e da carência de oportunidades e de prestígio por parte das instituições e seus métodos. Esse panorama mudou quando, a partir do movimento modernista, a sua participação na história da arte brasileira teve o merecido reconhecimento e também quando a mulher passou a fazer parte de espaços que eram majoritariamente dominados por artistas homens nas esferas artística, cultural e social.

A exposição é justamente para constatar a ascensão feminina na arte brasileira.

A mostra visa corroborar que nas artes não é o gênero que conceitua as qualidades artístico-estéticas dos trabalhos, mas sim a potencialidade criativa de quem as executa.

Ao visitar à exposição, o público poderá conferir as variadas técnicas de trabalhos, das mais expressivas linguagens formais e conceitos artísticos da época que a mostra aborda, como desenho, escultura, pintura, gravura, objeto, vídeo e fotografia.

A exposição apresenta obras de artistas como Anita Malfatti, Carmela Gross, Tomie Ohtake, Djanira, Tarsila do Amaral, Mira Schendel, Teresa Nazar, entre outras.

Em meio aos destaques estão “Caminhos” (1975), escultura de bronze, de Zélia Salgado; “Rosácea” (1984), obra feita com alumínio, latão, vidro, espelho e ferro, de Maria Bonomi; a série “Círculos Partidos” (1993), obras em têmpera sobre tela, de Sonia von Brusky; e “Cerâmicas” (1986), esculturas feitas em cerâmica, de Geórgia Kyriakakis.

SERVIÇO:
Exposição:
Elas – Mulheres Artistas no Acervo da FAAP
Onde: Museu de Arte Brasileira da FAAP (MAB-FAAP) – Rua Alagoas, 903 – Higienópolis
Quando: até 18/12/2016; de segunda, quarta à sexta, das 10h às 19h (entrada até às 18h); sábados e domingos, das 10h às 18h (entrada até às 17h) – fechado às terças-feiras
Quanto: entrada gratuita

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s