Seattle Sounders: campeão da Major League Soccer 2016

Jogadores do Seattle Sounders erguem a taça da MLS Group. Foto: Reuters
Jogadores do Seattle Sounders erguem a taça da MLS Group. Foto: Reuters

 

O Seattle Souders venceu o Toronto na decisão por pênaltis por 5 a 4 na final do Major League Soccer (MSL) 2016 na noite deste sábado (10) – madrugada de domingo no Brasil –, após empate sem gols no tempo normal e na prorrogação e sagrou-se campeão pela primeira vez. A partida foi disputada no BMO Field, em Toronto.

Dono da melhor campanha, o Toronto se beneficiou em fazer a partida que valia o título em seu estádio. E, apoiado pela sua torcida, a equipe canadense insistiu mais em busca da vitória. E o primeiro tempo encerrou com doze chutes do time da casa contra três dos visitantes. Porém, pecou nas conclusões, sendo apenas três que acertaram a meta defendida por Frei. Os canadenses foram melhores durante toda a primeira etapa, embora as duas equipes tenham mantido a posse de bola praticamente na mesma quantidade de tempo, contudo, o Toronto foi mais perigoso. A principal oportunidade aconteceu aos 29 minutos. O lateral Morrow cruzou da esquerda e Altidore subiu mais que a defesa do Seattle e cabeceou para a defesa do arqueiro suíço Frei.

O meia Giovinco era o mais contundentes para os donos da casa. Tanto que perdeu uma grande chance no primeiro minuto da etapa complementar quando, em um arremate, mandou a bola pela rede do lado de fora. No andamento do segundo tempo, pouco se mudou em relação ao primeiro: Toronto mais ofensivo, porém, pecava nas conclusões. Aos 46, Altidore cabeceou na pequena área e Frei milagrosamente defendeu e ajudou a manter o Seattle vivo na decisão e levou a partida para a prorrogação.

No primeiro tempo da prorrogação, as duas equipes, já cansadas, fizeram um jogo arrastado, tanto que Giovinco aos 12 minutos da prorrogação, mas o placar se manteve inalterado.

Nos 15 minutos finais, o goleiro suíço atingiu o panorama de milagreiro. No início do último tempo da prorrogação, depois de Ricketts (que substituiu Giovinco) chutar rente à sua meta. Altidore cabeceou no meio da área, a bola fez uma curva e iria em direção ao seu ângulo esquerdo, mas o goleiro foi buscar e conduziu a final para as cobranças por pênaltis.

Nos tiros penais, Frei se destacou ao pegar a cobrança do capitão Bradley. Porém, Fernández desperdiçou para o lado do Seattle e, conforme os demais batedores convertiam suas cobranças, a disputa foi para as alternadas. Na primeira série, Morrow acabou com as esperanças de seus torcedores ao carimbar o travessão. Na cobrança derradeira, Román Torres converteu o seu tiro penal, saiu para o abraço, levou a taça para Seattle e evitou o título inédito do futebol canadense.

A seguir, a ficha técnica da final da Major League Soccer (MLS)

FICHA TÉCNICA: TORONTO (CAN) (4)0x0(5) SEATTLE SOUNDERS (EUA)
Competição/fase: Major League Soccer (MLS) 2016 – final (jogo único)
Local: BMO Field, em Toronto, Ontario, Canadá
Data: 10 de dezembro de 2016 – 23h10 (horário de Brasília)
Árbitro: Allan Kelly (Irlanda)
Assistentes: Frank Anderson (EUA) e Joe Fletcher (Canadá)
Cartões Amarelos: Bradley (Toronto); Jones e Marshall (Seattle)?
Pênaltis convertidos: Altedore, Cheyrou, Johnson e Moor (Toronto); Evans, Ivanschitz, Jones, Lodeiro e Torres (Seattle Sounders)
Pênaltis desperdiçados: Bradley e Morrow (Toronto); Fernández (Seattle Sounders)
TORONTO (CAN): 1.Clinton; 15.Zabaleta, 3.Moor e 6.Hagglund; 4.Bradley, 31.Cooper (8.Cheyrou), 21.Osorio (7.Johnson), 33.Beitashor e 2.Morrow; 17.Altidore e 10.Giovinco (87.Ricketts). Técnico: Brian Schmeizer
SEATLLE SOUNDERS (EUA): 24.Frei; 4.Mears, 29.Torres, 14.Marshall e 33.Jones; 6.Alonso, 7.Roldan, 13.Morris (3.Evans), 8.Friberg (21.Fernández) e 10.Lodeiro; 16.Valdéz (23.Ivanschitz). Técnico: Greg Vanney

Parabéns ao Seattle Sounders Football Club pela conquista.

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s