Encerrado o Campeonato Brasileiro 2016

Brasileirão 2016 terminou neste domingo com a queda de mais um gigante do futebol nacional, o Internacional. Créditos: MoWA Sports
Brasileirão 2016 terminou neste domingo com a queda de mais um gigante do futebol nacional, o Internacional. Créditos: MoWA Sports

Com a realização de nove jogos válidos pela 38ª rodada neste domingo (11), o Campeonato Brasileiro Série A 2016 chegou ao seu término e ajudou a definir os classificados para a fase de grupos e preliminar da Copa Libertadores 2017 e também o último rebaixado para a Série B. Além do campeão Palmeiras, garantiram o acesso para a mais importante competição sulamericana, Santos, Flamengo e Palmeiras para a fase de grupos. Enquanto isso, Botafogo e Atlético Paranaense disputarão a pré-Libertadores. Já Grêmio e Chapecoense vão para o torneio por terem sido campeões da Copa do Brasil e da Copa Sulamericana, respectivamente. Na situação oposta, o Internacional caiu e disputará a Série B do ano que vem juntamente com Figueirense, Santa Cruz e América Mineiro, que começaram a rodada já rebaixados.

O Palmeiras foi a Salvador em clima de festa para enfrentar o Vitória que, ao contrário do alviverde, corria chances matemáticas de rebaixamento. O Leão da Barra saiu na frente com um dos destaques do campeonato, Marinho. Mas o campeão brasileiro virou o jogo com os tentos de Gabriel e Alecsandro. Apesar da derrota, o Vitória encerrou a competição na 16ª colocação com 45 pontos.

O adversário direto do rubronegro baiano contra o descenso era o Internacional, que foi até o Giulite Coutinho encarar o descompromissado Fluminense. Para o Colorado, a vitória não era o suficiente pela permanência, dependia de derrotas do Vitória e, principalmente, do Sport. Para o desespero do Inter, o Tricolor das Laranjeiras fez o primeiro gol da partida com Douglas. Apático em campo, a equipe gaúcha não esboçava reação até que aos 42 do segundo tempo Gustavo Ferrareis empatou a partida, mas não evitou o inédito rebaixamento do tricampeão brasileiro. Com 43 pontos, o Internacional ficou na 17ª posição, colocação que abre a zona do rebaixamento e, em 2017, disputará a Série B, isso se o “caso Victor Ramos” não lhe for favorável.

Adversário direto de Internacional e Vitória na luta contra a degola, o Sport Recife tinha a situação mais fácil dentre os três. Jogando em casa, o Leão da Ilha bateu o rebaixado Figueirense por 2 a 0 e assegurou a sua permanência na Série A ao fazer 47 pontos.

Enquanto isso, Corinthians, Botafogo e Atlético Paranaense brigavam por duas vagas para o G6 para disputarem a Libertadores. Com a situação mais difícil, o Timão precisava vencer o Cruzeiro fora de casa e torcer por tropeços de um dos dois concorrentes direto. No Mineirão, o Corinthians ficou à frente do placar em duas ocasiões, mas vacilou e levou a virada da Raposa e, consequentemente, conseguiu a proeza de perder a vaga para a Libertadores depois de ficar praticamente o campeonato todo dentre os seis melhores da competição, embora a queda de rendimento tenha acontecido desde a saída de Tite. O Cruzeiro, por sua vez, não conseguiu classificar-se para a Libertadores, mas foi, mais uma vez, o algoz corinthiano na luta pela vaga à competição sulamericana. Além do triunfo de hoje, os mineiros eliminaram os paulistas nas quartas-de-final da Copa do Brasil deste ano.

O Botafogo só dependia de si para ficar entre os seis melhores do Brasileirão. Para isso, só precisava vencer o Grêmio fora de casa. E foi isso que aconteceu. De “ressaca” por causa da conquista da Copa do Brasil no meio da semana, o Tricolor dos Pampas foi derrotado pelo Fogão em sua arena por 1 a 0. Os gremistas nem se preocuparam com o revés dentro de casa. Pois, a partida diante dos cariocas foi encarada em clima de festa dupla: a comemoração do título da Copa do Brasil e a queda do arquirrival para a Série B. O Botafogo terminou em quinto com 59 pontos e disputará a fase preliminar da Libertadores da América.

E, finalmente, o último classificado para a competição sulamericana via Campeonato Brasileiro foi o Atlético Paranaense. Na Arena da Baixada, o Furacão empatou em 0 a 0 com o Flamengo, ficou com 57 pontos e foi beneficiado com a derrota do Corinthians para o Cruzeiro por 3 a 2. Já o Mengão ficou em terceiro lugar com 71 pontos.

O Santos terminou o Campeonato Brasileiro como vice-campeão brasileiro. Com os mesmos 71 pontos conquistados pelo Flamengo graças à vitória diante do América Mineiro por 1 a 0, na Vila Belmiro, o Peixe ficou em segundo por conta dos critérios de desempate.

Duas partidas foram realizadas apenas para cumprimento de tabela. Em Campinas, a Ponte Preta levou a melhor contra o Coritiba e derrotou o Coxa por 2 a 0. Já no Pacaembu, o São Paulo atropelou o Santa Cruz por 5 a 0 e, assim como o arquirrival Corinthians, está fora da Libertadores, mas disputarão a Copa Sulamericana.

E, como já fora anunciado, a partida entre Chapecoense e Atlético Mineiro, que seria disputada na Arena Condá, em Chapecó, não foi realizada, o que gerou um duplo W.O..

Portanto, Palmeiras (campeão brasileiro), Santos (vice-campeão brasileiro), Grêmio (campeão da Copa do Brasil), Chapecoense (campeão da Copa Sulamericana), Flamengo, Atlético Mineiro, Botafogo e Atlético Paranaense serão os representantes brasileiros na Copa Libertadores da América em 2017. Já Internacional, Figueirense, Santa Cruz e América Mineiro disputarão o Campeonato Brasileiro da Série B no ano que vem e serão substituídos por Atlético Goianiense, Avaí, Vasco e Bahia.

A seguir, os resultados da última rodada e a pontuação final do Campeonato Brasileiro Série A 2016.

Data: / Jogo / Local:
11/12/2016 – Vitória 1×2 Palmeiras – Barradão, Salvador (BA)
11/12/2016 – Fluminense 1×1 Internacional – Giulite Coutinho, Mesquita (RJ)
11/12/2016 – São Paulo 5×0 Santa Cruz – Pacaembu, São Paulo (SP)
11/12/2016 – Cruzeiro 3×2 Corinthians – Mineirão, Belo Horizonte (MG)
11/12/2016 – Santos 1×0 América (MG) – Vila Belmiro, Santos (SP)
11/12/2016 – Sport 2×0 Figueirense – Ilha do Retiro, Recife (PE)
11/12/2016 – Atlético (PR) 0x0 Flamengo – Arena da Baixada, Curitiba (PR)
11/12/2016 – Grêmio 0x1 Botafogo – Arena do Grêmio, Porto Alegre (RS)
11/12/2016 – Ponte Preta 2×0 Coritiba – Moisés Lucarelli, Campinas (SP)
11/12/2016 – Chapecoense WOxWO Atlético (MG) – Arena Condá, Chapecó (SC)

Pos. / Clube / Pontos:
1. Palmeiras – 80 pontos
2. Santos – 71
3. Flamengo – 71
4. Atlético Mineiro – 62
5. Botafogo – 59
6. Atlético PR – 57
7. Corinthians – 55
8. Ponte Preta – 53
9. Grêmio – 53
10. São Paulo – 52
11. Chapecoense – 52
12. Cruzeiro – 51
13. Fluminense – 50
14. Sport – 47
15. Coritiba – 46
16. Vitória – 45
17. Internacional – 43
18. Figueirense – 37
19. Santa Cruz – 31
20. América Mineiro – 28

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s