Fim da fase de grupos da UEFA Champions League 2016/2017

Fase de grupos da mais importante competição interclubes foi encerrada nesta quarta-feira (7). Créditos: divulgação/uefa.com
Fase de grupos da mais importante competição interclubes foi encerrada nesta quarta-feira (7). Créditos: divulgação/uefa.com

Com oito jogos realizados nesta quarta-feira (7), foi encerrada a fase de grupos da UEFA Champions League. Na terça-feira (6), outras oito partidas também foram realizadas para o encerramento da sexta rodada dessa fase do certame. E, como já é de conhecimento de todos, os campeões e os vices de cada grupo avançaram para as oitavas-de-final e os terceiros colocados irão disputar a segunda fase da UEFA Europa League.

Na terça-feira, o grupo A terminou com o Arsenal na liderança com 14 pontos, seguido do Paris Saint-Germain, com 12. Os Gunners fizeram a sua parte e bateram no Basel fora de casa por 4 a 1, enquanto o endinheirado PSG tropeçou no Parc des Princes, em Paris, ao empatar em 2 a 2 com o já eliminado Lodogorets. O pontinho conquistado fora de casa foi precioso para a equipe búlgara, pois com três pontos, terminaram a sua participação na fase de grupos da UEFA Champions League em terceiro, um ponto a mais que o Basel, e irá disputar a segunda fase da UEFA Europa League.

No mesmo dia, o Dínamo de Kiev goleou o Besiktas no Estádio Olímpico de Kiev por 6 a 0, mas só chegou a cinco pontos e terminou na lanterna do grupo B. Já a equipe turca, mesmo com a derrota, ficou com sete pontos e irá para a Liga Europa. Enquanto isso, o Napoli levou a melhor diante do Benfica ao bater a equipe portuguesa por 2 a 1 no Estádio da Luz e ficou com a liderança do grupo com 11 pontos, seguido do mesmo Benfica, que ficou com 8.

No grupo C, o Barcelona atropelou o Borussia Mönchengladbach no Camp Nou por 4 a 0, com três gols de Arda Turan e foi o campeão do grupo com 15 pontos. O segundo colocado foi o Manchester City, com 9 pontos, que empatou em 1 a 1 em casa contra o já eliminado Celtic. E o Borussia irá para a Liga Europa.

E os dois últimos jogos da terça ajudaram a definir o grupo D. O Bayern de Munique venceu o líder da chave Atlético de Madrid por 1 a 0 no Allianz Arena. Apesar do revés, os Colchoneros ficaram três pontos à frente do time da Baviera com 15 pontos. Enquanto isso, no Phillips Stadion, na Holanda, os russos do Rostov seguraram o 0 a 0 diante do PSV, chegaram aos cinco pontos e terminaram em terceiro e o clube holandês ficou com a lanterna: apenas dois pontos ganhos.

Hoje, pelo grupo E, o Bayer Leverkusen não tomou conhecimento do Monaco e mandou 3 a 0 na BayArena. Apesar da derrota, a equipe de Vágner Love ficou com a liderança do grupo com 11 pontos, um a mais que o adversário, que ficou em segundo. O resultado foi bom para o Bayer porque ele brigava pela segunda vaga com o Tottenham, que derrotou o CSKA em Wembley por 3 a 1, e ficou em terceiro lugar com 7 pontos e o time russo amargou a lanterna com apenas três pontos conquistados.

Talvez, o jogo mais esperado da quarta-feira tenha sido entre Real Madrid e Borussia Dortmund, que valia a liderança do grupo F. De fato, foi um jogão. Depois de abrir 2 a 0 diante de sua torcida no Santiago Bernabéu, os Merengues foram surpreendidos pela equipe aurinegra que buscou o empate e terminou em primeiro lugar com 14 pontos, dois a mais que o atual campeão europeu. Na outra partida do grupo, o Légia Varsóvia, da Polônia, superou o Sporting, de Portugal, em casa por 1 a 0 e irá para Liga Europa por ter feito 4 pontos, enquanto a equipe lusitana estacionou com três.

No grupo G, o Porto mandou impiedosos 5 a 0 no Leicester no Estádio do Dragão. A goleada, no entanto, deve ser atribuída porque o atual campeão inglês já classificado jogou com o time reserva. Assim, as duas equipes se classificaram, sendo o Leicester com 13 pontos e Porto com 11. Já o Copenhague, que brigava com o Porto pela segunda vaga, passou pelo Club Brugge, o saco de pancadas do grupo, fora de casa por 2 a 0 e, com 9 pontos, terminou em terceiro lugar. E o Club Brugge não fez sequer um ponto nessa UEFA Champions League.

E, finalmente, o grupo H que teve a Juventus como a grande campeã com 14 pontos. A Vecchia Signora derrotou o lanterna Dínamo Zagreb, que não pontuou na fase de grupos, por 2 a 0 em sua arena. O vice-campeão do grupo foi o Sevilla, que fez 11 pontos e arrancou um precioso empate contra o Lyon fora de casa. Ou seja, dessa vez os Polaganas não irão para a Liga Europa, mas sim os franceses, que ficaram com oito pontos.

Com a fase de grupos encerrada, os sorteios para os confrontos das oitavas-de-final serão realizados na sede da UEFA, em Nyon, na Suíça, no próximo dia 12 de dezembro. As partidas de ida das oitavas-de-final serão disputadas nos dias 14, 15, 21 e 22 de fevereiro de 2017 e as de volta serão realizadas nos dias 7, 8, 14 e 15 de março de 2017.

A final da UEFA Champions League 2016-2017 está marcada para o dia 3 de junho de 2017 no Millennium Stadium, em Cardiff, no País de Gales.

A seguir, os resultados da última rodada e a classificação final de cada grupo.

– Jogos do dia 06/12/2016:
PSG (FRA) 2×2 Lodogorets (BUL) – Parc des Princes
Basel (SUI) 1×4 Arsenal (ING) – St. Jakob Park
Dínamo de Kiev (UCR) 6×0 Besiktas (TUR) – Olímpico de Kiev
Benfica (POR) 1×2 Napoli (ITA) – Estádio da Luz
Barcelona (ESP) 4×0 Borussia Mönchengaldbach (ALE) – Camp Nou
Manchester City (ING) 1×1 Celtic (ESC) – Etihad Stadium
Bayern de Munique (ALE) 1×0 Atlético de Madrid (ESP) – Allianz Arena
PSV (HOL) 0x0 Rostov (RUS) – Phillips Stadion

– Jogos do dia 07/12/2016:
Bayer Leverkusen (ALE) 3×0 Monaco (FRA) – BayArena
Tottenham (ING) 3×1 CSKA (RUS) – Wembley
Real Madrid (ESP) 2×2 Borussia Dortmund (ALE) – Santiago Bernabéu
Légia Varsóvia (POL) 1×0 Sporting (POR) – Arena de Varsóvia
Club Brugge (BEL) 0x2 Copenhague (DIN) – Jan Breydel
Porto (POR) 5×0 Leicester (ING) – Estádio do Dragão
Lyon (FRA) 0x0 Sevilla (ESP) – Gerland
Juventus (ITA) 2×0 Dínamo Zagreb (CRO) – Arena Juventus

Classificação final (pontuação):
Grupo A: Arsenal 14 pontos; PSG 12; Ludogorets 3; Basel 2
Grupo B: Napoli 11; Benfica 8; Besiktas 7; Dínamo de Kiev 5
Grupo C: Barcelona 15; Manchester City 9; Borussia Mönchengladbach 5; Celtic 3
Grupo D: Atlético de Madrid 15; Bayern de Munique 12; Rostov 5; PSV 2
Grupo E: Monaco 11; Bayer Leverkusen 10; Tottenham 7; CSKA 3
Grupo F: Borussia Dortmund 14; Real Madrid 12; Légia Varsóvia 4; Sporting 3
Grupo G: Leicester 13; Porto 11; Copenhague 9; Club Brugge 0
Grupo H: Juventus 14; Sevilla 11; Lyon 8; Dínamo Zagreb 0

Classificados para as oitavas-de-final da UEFA Champions League: Arsenal, Napoli, Barcelona, Atlético de Madrid, Monaco, Borussia Dortmund, Leicester e Juventus (campeões de grupos); Paris Saint-Germain, Benfica, Manchester City, Bayern de Munique, Bayer Leverkusen, Real Madrid, Porto e Sevilla (vice-campeões)

Classificados para a segunda fase da UEFA Europa League: Ludogorets, Besiktas, Borussia Mönchengladbach, Rostov, Tottenham, Légia Varsóvia, Copenhague e Lyon.

Parabéns aos classificados.

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s