Morre Ferreira Gullar, aos 86 anos

O poeta Ferreira Gullar morreu na manhã deste domingo (4), no Rio de Janeiro. Foto: divulgação
O poeta Ferreira Gullar morreu na manhã deste domingo (4), no Rio de Janeiro. Foto: divulgação

O escritor, poeta, crítico de arte, biógrafo e um dos fundadores do neoconcretismo no Brasil Ferreira Gullar morreu na manhã deste domingo (4), aos 86 anos, no Rio de Janeiro. Ele estava internado no Hospital Copa D’Or, na Zona Sul carioca. A causa da morte ainda não foi divulgada.

Nascido a 10 de setembro de 1930, em São Luís (MA), como José Ribamar Ferreira, ele fez parte de um movimento literário difundido por meio de uma revista (“A Ilha”) que lançou o pós-modernismo no Maranhão, da qual foi um dos fundadores.

Morando no Rio de Janeiro, fez parte do movimento da poesia concreta, sendo considerado um poeta extremamente inovador, escrevendo seus poemas, por exemplo, em placas de madeira e gravando-os.

Militante do Partido Comunista Brasileiro, Ferreira Gullar foi perseguido durante a ditadura e, exilado pelo regime, viveu na União Soviética, na Argentina (onde escreveu uma de suas principais obras – “Poema Sujo”, em 1976 -) e no Chile. E voltou ao Brasil apenas em 1997, onde passou a trabalhar em jornais e como roteirista de TV. Ele foi colaborador das novelas “Arapongas” (1990/91) e “Irmãos Coragem” (1995), além da minissérie “Dona Flor e Seus Dois Maridos” (1998).

Gullar era membro da Academia Brasileira de Letras (ABL) desde 2014.

Era considerado por muitos como o maior poeta vivo do Brasil e, sem exagero, ao longo de seus mais de 60 anos de produção artística, Ferreira Gullar passou e participou de todos os acontecimentos importantes da poesia brasileira.

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s