Exposição “Frida Kahlo – Suas Fotos” no MIS

O MIS apresenta fotografias relacionadas a Frida Kahlo até o próximo dia 20 de novembro. Foto: Jorge Almeida
O MIS apresenta fotografias relacionadas a Frida Kahlo até o próximo dia 20 de novembro. Foto: Jorge Almeida

O Museu da Imagem e do Som (MIS) realiza até o próximo domingo, 20 de novembro, a exposição “Frida Kahlo – Suas Fotos”, que exibe 241 retratos familiares, imagens da artista mexicana quando criança, de amigos como a atriz Dolores Del Rio e do amante, o muralista Diogo Rivera, além do conjunto de registros feitos pelo fotógrafo húngaro Nickolas Muray, que a retratou na cama depois de um grave acidente que a imobilizou.

Após a morte de Frida Kahlo, em 1954, uma coleção de memórias da emblemática artista mexicana ficou guardada por meio século a pedido de Diego Rivera, em um banheiro na Casa Azul, local onde Frida viveu grande parte da sua vida e onde veio a falecer.

As imagens expostas pertencem ao Museu Frida Kahlo e só foram exibidas apenas em 2007. O acervo é composto por cerca de 6.500 imagens das quais, o curador Pablo Ortiz Monasterio selecionou as 241 que fazem parte da mostra.

Essas imagens, em exposição no MIS, foram abarcadas em seis temas centrais: “Origens”, “Casa Azul”, “Política, revoluções e Diego”, “Corpo acidentado”, “Amores” e “Fotografias” (veja este último tema no post sobre a mostra no Espaço Cultural Porto Seguro), pertinentes à trajetória da artista, e onde todos eles testemunham a importância da fotografia na vida de Frida Kahlo.

A coleção, que já passou por Lisboa (Portugal), Tijuana (México), Kazimierowka (Polônia) e Curitiba, entre muitos outros locais, sempre com grande sucesso de público, e, no momento, está na capital paulista.

Originalmente pensada para um espaço único, no Brasil a exposição do Museu Frida Kahlo ganhará uma montagem diferente de suas exibições anteriores. Embora com o mesmo conteúdo, o acervo será dividido entre os dois espaços culturais: “Frida Kahlo – Suas Fotos” está em exposição no MIS, enquanto “Frida Kahlo – Suas Fotos | Olhares sobre o México” poderá ser vista no Espaço Cultural Porto Seguro. Para integração entre as instituições, os visitantes poderão utilizar o serviço gratuito de uma van, que transportará o público de um espaço cultural para o outro. As mostras são complementares e o ingresso adquirido no MIS ou no Espaço Cultural Porto Seguro dá acesso livre a ambas exposições; basta o visitante apresentar o bilhete na entrada.

SERVIÇO:
Exposição:
Frida Kahlo – Suas Fotos
Onde: Museu da Imagem e do Som (MIS) – Avenida Europa, 158 – Jardim Europa
Quando: até 20/11/2016; de terça a sábado, das 12h às 20h; domingos e feriados, das 11h às 19h (com uma hora de permanência após o fechamento da bilheteria)
Quanto: R$ 6,00; R$ 3,00 (meia-entrada); entrada gratuita às terças; ingressos podem ser adquiridos no site: www.ingressorapido.com.br

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s