“Ocupação Cartola” no Itaú Cultural

Cartola marcando presença em ensaios na quadra da Mangueira durante os Carnavais da década de 1950. Foto: Marcel Gautherot
Cartola marcando presença em ensaios na quadra da Mangueira durante os Carnavais da década de 1950. Foto: Marcel Gautherot

O Itaú Cultural promove até a próxima terça-feira, 15 de novembro, o “Ocupação Cartola”, uma exposição que homenageia o músico e compositor carioca Angenor de Oliveira, o Cartola (1908-1980). Em seis eixos expositivos, estão gravações, fotos, vídeos, manuscritos e documentos de um dos expoentes da Música Popular Brasileira.

Autor de clássicos como “As Rosas Não Falam”, “Alvorada”, “O Mundo É Um Moinho”, Cartola foi um dos fundadores da escola de samba Estação Primeira de Mangueira, na década de 1930, e é dono de um vasto repertório que excede as propriedades do samba.

Como letrista escreveu versos que invadiram o campo da poesia. Gravou apenas quatro discos, sendo o primeiro lançado quando o compositor já tinha 66 anos de idade, mas deixou centenas de canções, sendo alguns frutos de parcerias com gente como Dalmo Castello, Elton Medeiros e Carlos Cachaça.

Na mostra, o público poderá conferir também os quatro LP’s de Cartola e também o gravador original do sambista. Além disso, a exposição tem um espaço reservado para o Zicartola, bar e restaurante fundado por ele e por sua esposa, Dona Zica, onde muita gente se reunia para degustar os petiscos, tomar uma cerveja e sambar. Entre os seus frequentadores, por exemplo, estava a figura de Antônio Carlos Bernardes Gomes, o Mussum, que dava os seus primeiros passos na carreira de sambista.

No programa Ocupação Itaú Cultural, Cartola foi 31º artista homenageado, que já teve outros grandes nomes como Dona Ivone Lara, Elomar, Jards Macalé, Glauco, Laerte, Hilda Hilst, Mário de Andrade, Zuzu Angel, Chico Science, Nelson Rodrigues e outros nomes de expressão artística.

SERVIÇO:
Exposição:
Ocupação Cartola
Onde: Itaú Cultural – Avenida Paulista, 149 – Cerqueira César
Quando: até 15/11/2016; de terça a sexta-feira, das 9h às 20h (com permanência até às 20h30); sábado, domingo e feriado, das 11h às 20h
Quanto: entrada gratuita

Por Jorge Almeida

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s