Exposição “Marinella Pirelli: Retrospectiva” no MAB-FAAP

O Museu de Arte Brasileira da FAAP (MAB-FAAP) realiza até o próximo domingo, 13 de novembro, a mostra “Marinella Pirelli. Retrospectiva” que apresenta um recorte da produção da artista e cineasta italiana Marinella Pirelli (1925-2009), que desempenhou um notável papel na cena vanguardista da arte cinética e do cinema experimental entre as décadas de 1940 e 1970, na Itália.

Além das obras, a exposição traz ainda documentos históricos da artista, desenhos preliminares de suas instalações e fotos de arquivo.

A mostra aborda alguns dos temas mais salientes dos estudos de Marinella e enfoca o cuidado no procedimento de preparação poética e nos dois elementos fundamentais de sua produção: a natureza e o objeto luminoso.

Através da observação cuidadosa dos trabalhos de Norman McLaren, Marinella iniciou a pesquisar aspectos vinculados à construção do movimento e às transformações da luz própria da linguagem cinematográfica.

O curador da exposição, Giovanni Pirelli – neto da artista, destacou que, na seleção dos trabalhos expostos na mostra, se concentrou em um momento primordial da vida de Marinella Pirelli em que a imagem inerte abre espaço para o movimento.

O espaço dedicado à produção de cinema experimental há dois filmes que se destacam dentro da produção de Marinella: “Narciso” (1965) e “Doppio Autoritratto” (1974), em que a artística abdica dos estudos relacionados à luz e às cores para se concentrar na experiência criativa em si ao filmá-la a si mesma e na tentativa de captar a própria essência.

Outros destaques ficam por conta do vídeo “Meteora Doppion Tramonto” (1971) e as seis projeções sobre fios: “Da Neve a Rosa” (1966), “Luce Movimento” (1967), “Appropriazione” (1967), “Artificiale Naturale” (1968), “Inter-vento” (1969) e “Bruciare” (1971).

SERVIÇO:
Exposição: Marinella Pirelli. Retrospectiva
Onde: Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Álvares Penteado (MAB-FAAP) – Rua Alagoas, 903 – Higienópolis
Quando: até 13/11/2016; de segunda, quarta a sexta, das 10h às 19h (entrada até às 18h); sábados e domingos, das 10h às 18h (entrada até às 17h)
Quanto: entrada gratuita

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s