SÓ ATÉ SEXTA: Exposição “David Zingg no Notícias Populares” no MIS

O fotógrafo norte-americano David Zingg (1923-2000) sendo fotografado por U. Dettmar lo no início de sua trajetória no Notícias Populares em 1986
O fotógrafo norte-americano David Zingg (1923-2000) sendo fotografado por U. Dettmar lo no início de sua trajetória no Notícias Populares em 1986

O Museu da Imagem e do Som (MIS) realiza até a próxima sexta-feira, 4 de novembro, a mostra “David Zingg no Notícias Populares”, que traz 35 registros e reproduções de capas e matérias que o fotógrafo David Zingg (1923-2000) fez enquanto atuava no extinto jornal Notícias Populares.

O profissional trabalhou durante três meses, em 1986, no “NP” e cobriu assuntos tipicamente populares, como a sofrida vida dos bairros da periferia paulistana, as superstições populares, o caso do garoto que foi mordido por um rato, os preparativos para a Copa do Mundo que foi disputada naquele ano no México e de mulheres em poses sensuais.

Bastante badalado, Zingg foi membro de um seleto time de contratados da editora Abril, nos anos 1960, com o objetivo de elevar o nível de reportagem fotográfica no Brasil. Depois de morar por um longo período no Rio de Janeiro, mudou-se para São Paulo, onde, além de fotografar bastante, era constantemente visto nos shows do grupo Joelho de Porco, e também participava de bastante eventos sempre rodeados de amigos, o que fez dele um personagem da crônica social paulistana.

O seu ingresso no Notícias Popular se deu por acaso no ano de 1986 quando comentou com um amigo jornalista que trabalha na Folha de São Paulo que tinha o sonho de trabalhar no NP porque tinha “a melhor edição de fotografia da imprensa brasileira”. O Notícias Populares foi um jornal polêmico que circulou pelas bancas da capital paulista entre 1963 e 2001, popular, muitas vezes sensacionalista, jocosamente atribuído ao rótulo de “espreme que sai sangue”, mas extremamente querido, o mais lido de sua época. E que pertencia à mesma empresa que edita a Folha. Daquele diálogo ao início da colaboração com o jornal foram poucos dias.

Em três meses, David Zingg fez cerca de 20 reportagens para o extinto jornal.

SERVIÇO:
Exposição: David Zingg no Notícias Populares
Onde: Museu da Imagem e do Som (MIS) – Avenida Europa, 158 – Jardim Europa
Quando: até 04/11/2016; de terça a sábado, das 12h às 20h; domingos e feriados, das 11h às 19h (com uma hora de permanência após o fechamento da bilheteria)
Quanto: R$ 6,00; R$ 3,00 (meia-entrada)

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s