Coletivo Bijari participa da Semana do Fandango promovendo cortejo de bike com o projeto “Praças (Im)possíveis”

Créditos: divulgação
Créditos: divulgação

Evento gratuito acontece no sábado, dia 29 de outubro, no Mercado Municipal de Pinheiros, em São Paulo

São Paulo, outubro de 2016 – O Estúdio Bijari participa neste sábado, dia 29 de outubro, do cortejo “A Mata Atlântica Ao Sabor de Rimas e Rebecas: Fandango, Hip-hop e Música Antiga”, que sairá do Mercado Municipal de Pinheiros, passando pelo Largo da Batata e encerrando o percurso no Shopping Iguatemi. A concentração do evento, que começa ao meio-dia, em frente ao Mercadão de Pinheiros, contará com uma performance do Conjunto de Música Antiga da USP, seguido por uma apresentação de fandango, um show de hip-hop com o coletivo A Banca, uma jam session feita por todos os músicos e, encerrando a programação, um cortejo de bike com a participação das “Praças (Im)possíveis”, que são bicicletas cargo transformadas em peças de mobiliário urbano pelo coletivo Bijari.

O projeto/intervenção, que nasceu em fevereiro de 2015, como alternativa de espaços de convivência, convertendo temporariamente vazios da cidade de São Paulo em praças e estruturas de uso coletivo, faz parte da pesquisa “Natureza Urbana”, na qual o Estúdio Bijari questiona a ocupação do espaço público e a ausência de espaços verdes nas cidades. “Na cultura popular os cortejos se relacionam com o propósito nômade das nossas bicicletas, que é deslocar uma praça para qualquer lugar da cidade, criando espaços no qual o cotidiano é transformado através da cultura”, pontua Rodrigo Araújo, do Estúdio Bijari.

Ainda dentro da programação da Semana do Fandango, que acontece de 29 de outubro a 05 de novembro, o coletivo Bijari desenvolveu estandartes para o cortejo e também o piso em que as apresentações acontecerão. “Partimos de uma paleta de cores encontradas no vale do Paraíba, mais focado em

cores da ‘mata’ verde, em tons de terras, como marrons e amarelos, além de referência de bananas”, explica Rodrigo Araújo, antes de acrescentar: “Criamos módulos cromáticos geométricos com essa paleta, juntando o popular e o contemporâneo, design e arte. As bicicletas e os estandartes também seguem a mesma linha”. Durante o encerramento, ainda haverá uma projeção ao vivo enquanto uma banda formada por músicos de São Paulo e do Vale do Ribeira se apresenta.

Esse projeto é uma residência artística que Bijari participou junto com outros artistas e músicos. Nesse caso, a ideia é entender como essa cultura popular, no caso o fandango, estimula e é estimulada pelo encontro com artistas contemporâneos”, conta Rodrigo. A Semana do Fandango, iniciativa promovida pela ONG C de Cultura, terá oficinas e vivências em diversos pontos da cidade de São Paulo envolvendo grupos tradicionais de fandango do Vale do Ribeira em diálogo com músicos e artistas, como Marcelo Rosembaun e Estúdio Bijari, que estão baseados na capital paulista.

Praças (Im)possíveis @ A Mata Atlântica Ao Sabor de Rimas e Rebecas: Fandango, Hip-hop e Música Antiga
Data: 29 de outubro, 12h
Entrada: Gratuita
Programação:
12h – Abertura com o Conjunto de Música Antiga da USP
13h – Apresentação de fandango
13h30 – Hip-hop, com A Banca
14h – Oficina de batidos
14h40 – Improvisação com Conjunto de Música Antiga da USP e Bboys
15h30 – Jam com todos os músicos
16h: Saída do cortejo de bikes com a participação de “Praças (Im)possíveis”
Endereço: Rua Pedro Cristi, 89 – Pinheiros, São Paulo – SP
Informações: http://www.cdecultura.com.br/semana-do-fandango/

Sobre Bijari

Núcleo de criação em artes visuais e multimídia composto por um time de profissionais como artistas visuais, arquitetos, cenógrafos, designers, planejadores, diretores de vídeo e de arte. Bijari existe desde 1998 e possui um trabalho de pesquisa calcado na convergência entre arte, design e tecnologia, e tem como objeto de interesse as narrativas, poéticas e conflitos que moldam e dão vida à paisagem urbana, seja para a criação conceitual de suas obras publicas ou entregas para o mercado de entretenimento multimídia brasileiro. Mais informações em http://www.bijari.com.br.

Agência Lema
Leandro Matulja/ Letícia Zioni/ Larissa Marques
agencialema.com
Informações para imprensa:
Luciana Rabassallo (+55 11) 3871-0022 – ramal 207
luciana@agencialema.com.br

Por Luciana Rabassallo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s