Exposição “Hudinilson Jr: Zona de Tensão” no Centro Cultural São Paulo

Fotos de "Ensacamento" (1979), intervenção urbana em que foram feito ensacamentos com sacos de lixo em 60 esculturas e monumentos em São Paulo. Créditos: divulgação
Fotos de “Ensacamento” (1979), intervenção urbana em que foram feito ensacamentos com sacos de lixo em 60 esculturas e monumentos em São Paulo. Créditos: divulgação

O Centro Cultural São Paulo realiza até o próximo domingo, 30 de outubro, a mostra “Hudinilson Jr: Zona de Tensão”, uma retrospectiva que traz um conjunto de cerca de 50 obras do artista multimeios Hudnilson Jr. (1957-2013), que ratificam a maneira intermidiática da obra do artista.

Os trabalhos são compostos por fotografias, arte postal, instalação, colagem, graffiti, arte xerox, performance, intervenção urbana, entre outros meios. E eles estão divididos por cinco temas: “Posição amorosa”, “Narciso”, “Zona de tensão”, “Cadernos de referências”, “Arquivo de arte na rua” e “Intervenção urbana”.

No segmento “Narciso” é mostrado a intimidade do artista com espelho/máquina e suas interpretações em torno de Narciso, como a obra a instalação “Ecco/Narcisus” (1992/2010). Em “Posição amorosa”, traz o conceito de arte postal que originou a série e suas verificações acerca das relações afetivo-sexuais. Já “Zona de tensão” explicita um “voyeur popular” e a propriedade no uso da xerografia com o agigantamento de imagens e zoom de detalhes vulgares. Enquanto isso, “Cadernos de referências” apresenta diários visuais eróticos e assemblages. O segmento “Arquivo de arte na rua” é uma seleção de matérias sobre a arte na rua que o artista colecionou por 30 anos, é praticamente uma “autoclipagem”. E em “Intervenção urbana” mostra apropriações da cidade e da mídia feitas pelo 3Nós3, grupo formado pelo próprio Hudinilson Jr., Mario Ramiro e Rafael França, em 1979. Nesse segmento está, por exemplo, as fotos da série “Ensacamento” (foto), que mostra algumas reportagens e fotografias do ensacamento feito com sacos de lixo em 60 esculturas e monumentos da cidade de São Paulo no final da década de 1970.

SERVIÇO:
Exposição: Hudinilson Jr: Zona de Tensão
Onde: Centro Cultural São Paulo (CCSP) – Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso
Quando: até 30/10/2016; de terça a sexta-feira, das 10h às 20h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Quanto: entrada gratuita

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s