Boa Esporte e Guarani decidirão o Brasileiro da Série C

Boa Esporte e Guarani são os finalistas do Campeonato Brasileiro da Série C 2016. Créditos: MoWA Sports
Boa Esporte e Guarani são os finalistas do Campeonato Brasileiro da Série C 2016. Créditos: MoWA Sports

O Campeonato Brasileiro da Série C 2016 teve os seus finalistas definidos neste final de semana. Boa Esporte, de Varginha, e Guarani, de Campinas, se enfrentarão em duas partidas para saber quem ficará com a taça da terceira divisão do futebol brasileiro. As duas equipes deixaram pelas semifinais Juventude e ABC, respectivamente.

O primeiro finalista definido foi o Boa Esporte que no sábado (22) derrotou o Juventude por 2 a 1 no Estádio Dilzon Melo, em Varginha. Como havia vencido o adversário no primeiro jogo pelo mesmo placar, o BEC fez 4 a 1 no placar agregado e se beneficiou para chegar à decisão. Aliás, a equipe mineira chega à final sem sofrer nenhuma derrota em casa ao longo de todo o campeonato. Os gols foram de Daniel Cruz para os anfitriões, Hugo empatou para o time de Caxias do Sul, e, em cobrança de pênalti, aos 31 minutos do segundo tempo, Tchô deu números finais e sacramentou a classificação do Boa Esporte para a finalíssima.

Diferentemente dos mineiros, o Guarani tinha uma missão considerada por muita gente como “impossível”. Precisando reverter a desvantagem de quatro gols, construída pelo ABC no primeiro jogo, no Frasqueirão, em Natal, o Bugre tinha um enorme desafio pela frente. No Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, o Guarani provou o que o seu treinador havia dito antes de a bola rolar: “O impossível é só uma questão de opinião”. Com uma tarde inspirada de Fumagalli, a equipe do interior paulista terminou o primeiro tempo em vantagem de dois gols e, ainda, viu o adversário perder o seu principal jogador, Jones, que levou um cartão amarelo após se desentender com o meia bugrino e, em seguida, levou o vermelho após reclamação.

Com um jogador a mais, o Bugre foi para cima e os gols foram saindo. Aos nove minutos, o placar já apontava 4 a 0 para o Guarani. O resultado levava a decisão para os pênaltis. Mas, com os tentos de Alex Santana e Pipico, aos 31 e 35 minutos do segundo tempo, respectivamente, anotaram os gols necessários que levaram o time campineiro à decisão.

Classificado, o Guarani decidirá o título da Série C com o Boa Esporte. O primeiro jogo da final será realizado no próximo sábado, 29 de outubro, enquanto a grande decisão acontecerá no dia 6 de novembro, domingo.

Caso o Boa Esporte conquiste o título, será o seu primeiro troféu em relevância nacional, uma vez que o mais próximo disso que a equipe de Varginha conquistou foi o vice-campeonato da mesma Série C em 2010 quando foi derrotada pelo ABC. Já o Guarani, se abocanhar o campeonato deste ano, será o primeiro clube do país a faturar as três primeiras divisões do futebol brasileiro, uma vez que o Bugre ganhou a primeira divisão em 1978, a Taça de Prata (o equivalente à atual Série B), em 1981. Reforçando que o Sampaio Corrêa havia conseguido o feito de ser campeão brasileiro em três divisões diferentes: Série B (1972), Série C (1997) e Série D (2012), porém, a Bolívia Querida nunca ergueu a taça da Série A.

E, assim, Boa Esporte e Guarani são merecedores de terem chegado à decisão.

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s