Exposição “De Fotografia à Tactography” no MIS

Vista parcial da exposição "De Fotografia à Tactography" em cartaz no MIS. Foto: Jorge Almeida
Vista parcial da exposição “De Fotografia à Tactography” em cartaz no MIS. Foto: Jorge Almeida

O Museu da Imagem e do Som (MIS) realiza até o próximo sábado, 22 de outubro, a exposição “De Fotografia à Tactography”, que traz cerca de 30 obras do paulistano radicado na Suíça Gabriel Bonfim que une o olhar único da fotografia à tecnologia de Tactography, uma espécie de impressão em alto-relevo.

De origem suíça, a tecnologia Tactography “escaneia” o objeto fotografado e mapeia as proporções e profundidade para a criação de peças em 3D. Ou seja, a mostra foi montada especialmente para os deficientes visuais.

Todavia, as pessoas que têm visão também poderão apreciar os trabalhos, uma vez que as 24 obras em alto-relevo podem ser vistas um pouco mais distantes como peças brancas em relevo, enquanto os deficientes visuais, conduzidos por guias no chão, poderão tocar as obras em Tactography.

Cada trabalho possui um nome, como “Rehersal” e “6 o’clock”, por exemplo, mas todas são creditados como “Portfólio: From Passion To Love” e “Projeto: Andrea Bocelli Istanbul” e o nome.

A exposição é dividida em três séries pelo curador suíço Thomas Kurer: duas que destacam o famoso tenor italiano Andrea Bocelli, que passou recentemente pela capital paulista, e o bailarino catarinense Denis Vieira, membro do Ballet da Ópera de Zurique. Além disso, há um recorte de cinco obras autorais de Bonfim em fotografias convencionais que mostram dançarinos em Nova York e no Rio de Janeiro.

Além dos trabalhos expostos, o espaço expositivo traz um piano por conta de que, no período de cartaz da mostra, haverá apresentações com repertório de músicas clássicas, incluindo canções de Andrea Bocelli.

SERVIÇO:
Exposição: De Fotografia à Tactography
Onde: Museu da Imagem e do Som (MIS) – Avenida Europa, 158
Quando: até 22/10/2016; de terça a sábado, das 12h às 21h; domingos e feriados, das 11h às 20h
Quanto: entrada gratuita (foyer)

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s