Exposição “Calder e a Arte Brasileira” no Itaú Cultural

Mostra no Itaú Cultural apresenta obras de um dos pioneiros da arte cinética, Alexander Calder. Foto: Jorge Almeida
Mostra no Itaú Cultural apresenta obras de um dos pioneiros da arte cinética, Alexander Calder. Foto: Jorge Almeida

O Itaú Cultural apresenta até o próximo domingo, 23 de outubro, a exposição “Calder e a Arte Brasileira”, que exibe 60 obras do norte-americano Alexander Calder (1898-1976) e também de um grupo de 14 artistas influenciados por ele, como Abraham Palatnik, Antonio Manoel, Helio Oiticica, Lygia Clark, entre outros.

A mostra, feita em parceria com a Fundação Calder, de Nova York, reúne as ilustres esculturas suspensas, os móbiles e as stabiles, e também pinturas, maquetes, guaches e desenhos do norte-americano.

Considerado um dos precursores da arte cinética, Calder ganhou notoriedade ao dar leveza e movimento a materiais como o aço e o arame e que, nos anos de 1950, afetou positivamente a arte contemporânea brasileira, entusiasmando a produção artística tupiniquim.

Nascido no estado norte-americano da Pensilvânia, Alexander Calder gradou-se em engenharia mecânica e teve seus estudos de arte iniciados em Nova York e se desenvolveu artisticamente em especial em Paris. Mesmo atuando longe da América Latina, sua influência difundiu-se vastamente no universo artístico no mundo, especialmente no Brasil.

Calder visitou o Brasil em três ocasiões, sendo a primeira em 1948, e fez amizade com notáveis artistas e arquitetos, como Roberto Burle Marx, Henrique Mindlin e Lina Bo Bardi.

Obras como “São Paulo” (1955), óleo sobre compensado, do próprio Alexander Calder; “Trepant” (1965), escultura de madeira e alumínio, de Lygia Clark; e “Objeto Cinético” (1986), composto por tinta industrial, madeira, fórmica, metal e motor, de Abralham Palatnik, podem ser conferidas na mostra.

SERVIÇO:
Exposição: Calder e a Arte Brasileira
Onde: Itaú Cultural – Avenida Paulista, 149 – Cerqueira César
Quando: até 23/10/2016; de terça a sexta-feira, das 9h às 20h; sábados e domingos, das 11h às 20h
Quanto: entrada gratuita

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s