Instagrafite, o maior canal de arte urbana do mundo, completa 5 anos

 

A marca, que tem mais de 1,2 milhões seguidores no Instagram, comemora seu aniversário na Overground Gallery, em evento fechado e com exposição sobre sua história, no centro de São Paulo. Créditos: divulgação
A marca, que tem mais de 1,2 milhões seguidores no Instagram, comemora seu aniversário na Overground Gallery, em evento fechado e com exposição sobre sua história, no centro de São Paulo. Créditos: divulgação

São Paulo, outubro de 2016 – Em comemoração aos cinco anos de atuação, o Instagrafite promove uma festa em 11 de outubro, terça-feira, para convidados com a abertura de uma exposição comemorativa, em parceria com a Overground Gallery, do artista brasileiro Zezão. No sábado da mesma semana, dia 15, haverá uma palestra gratuita, aberta ao público, com o relato dos acertos, erros e projeções nesses 5 anos. A exposição fica aberta até dia 29 de outubro.

Parece que foi ontem que o perfil @Instagrafite foi criado pelo publicitário Marcelo Pimentel, em um dia 11 de outubro de 2011, véspera de feriado. Não demorou muito para o feito despretensioso virar o foco do seu criador e da sua parceira de vida e co-fundadora, a também publicitária e pesquisadora, Marina Bortoluzzi, a dupla por trás do sucesso do Instagrafite.

Nestes 5 anos foram já muitas conquistas dentro do mercado que estão inseridos: do Instagram migraram para outras redes sociais como Facebook, Twitter, Snapchat até criarem sua Revista Online própria, em versão inglês e português (www.instagrafite.com e instagrafite.com.br), com editoras especializadas na street art espalhadas pelo mundo: Julie Aramburu, em Londres; Enriqueta Arias, na Cidade do México; e Bianca Barata, no Rio de Janeiro; além do próprio casal e de uma infinidade de fotógrafos e repórteres colaboradores. Só no mês de setembro de 2016 cobriram in loco 6 eventos de arte de rua: um no Rio de Janeiro, Brasil; outro em San Diego, California; também Detroit, Michigan; e Forth Smith, Arkansas, nos Estados Unidos; Stavanger, na Noruega, e Moscou, na Rússia.

Além de se tornar um dos maiores hubs de mídia da arte urbana contemporânea do momento, alcançando o respeito de artistas, galerias e festivais do gênero, o Instagrafite provou ser mais que um perfil de Instagram ao apresentar, a partir de 2013, sua experiência de publicidade na criação de conteúdos para marcas que querem dialogar com este universo, produzindo e participando de projetos, no Brasil e em outros países, para Levi’s, Puma, Montana Cans, Moleskine, Nike, Heineken, Absolut, Ben & Jerry’s, Red Bull, JanSport, Tim e Anheuser-Busch InBev, entre outros. Em 2014, foi um dos poucos brasileiros a serem speakers do evento South by Southwest, em Austin no Texas. E ainda, no mesmo ano, criaram em parceria com a escola Perestroika, um curso completo de arte de rua, com nomes fortes da trajetória do graffiti e da street art brasileira, além da vinda do austríaco Nychos como aula de encerramento.

Com a imersão pelos festivais do mundo e expertise em produção, o Instagrafite criou, junto com outros sócios, seu próprio festival em 2015, chamado O.bra, um dos maiores festivais de arte pública da América Latina, que cativou a atenção do mundo inteiro com 10 painéis de grande escala pintados por duplas de artistas de peso convidados a interagirem com o Centro da capital Paulista, além de uma gama de oportunidades gratuitas disponíveis no evento, como shows ao vivo, projeção de filmes, palestras e workshops com pessoas inspiradoras do meio.

O ano de 2016 marcou a consolidação do Instagrafite como curador e pesquisador de arte pública ligado às instituições, galerias e museus de arte urbana contemporânea no mundo. Foi o caso do convite para participar do board de curadores da Urban Nation, museu especializado no assunto localizado em Berlim, Alemanha; e da participação da dupla como curadores da Artmossphere, Bienal de Arte Urbana de Moscou, na Rússia, onde o Instagrafite levou três artistas expoentes do Brasil para o evento. Já apontando outubro, a dupla ainda participará de, pelo menos, três grandes projetos para marcas, duas delas internacionais, e cobrirá ainda dois eventos expressivos na Florida, Estados Unidos, até o fim do ano.

Para o futuro próximo, o Instagrafite garante mais projetos inovadores no âmbito da arte pública contemporânea e mudanças mais estruturais até na identidade da marca. Para o casal, Marcelo e Marina, a história deles e do Instagrafite está apenas começando.

Sobre a Overground Gallery
Overground é o estúdio criativo do renomado artista brasileiro Zezão, com trajetória desde a década de 90, famoso por sua icônica caligrafia abstrata azul e por grafitar o interior de canais de esgoto, galerias de águas pluviais e lugares inóspitos de São Paulo e do mundo. O espaço, além de ateliê, é aberto para exposições sob a curadoria de Zezão, que busca projetos e artistas com foco vanguardista para exibir em sua galeria. A Overground também apresenta palestras e cursos gratuitos ao público. O local é um dos que marcam o novo momento do Centro de São Paulo, vizinho à Pinacoteca e à Estação da Luz.

https://www.instagram.com/overgroundgallery
https://www.facebook.com/OvergroundArtStudioGallery

Festa Instagrafite 5 anos
Dia 11/10 das 19h às 23h
Fechada para convidados

Exposição Instagrafite 5 anos
De 12/10 a 29/10
Aberta ao Público, entrada gratuita
Agendar visita pelo email: overgroundarttudio@gmail.com

Palestra “5 anos: Acertos, Erros e Projeções”
15/10 às 15h
Aberta ao público
Entrada gratuita
Local: Overground Gallery
Alameda Nothmann 280 – Campos Elíseos
instagram.com/instagrafite
facebook.com/instagrafite
http://www.instagrafite.com

Agência Lema
Leandro Matulja/ Leticia Zioni/ Larissa Marques
AgenciaLema.com

Informações à imprensa:
Rafael Hysper +55 11 3871-0022 ramal 212
rafael@agencialema.com.br

Por Rafael Hysper

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s