Exposição “Hugo França: Escalas em Contraste” no Museu da Casa Brasileira

"Namorada Tepirapá" (2012), de Hugo França, em exibição no Museu da Casa Brasileira. Foto: Isis Naura
“Namorada Tepirapá” (2012), de Hugo França, em exibição no Museu da Casa Brasileira. Foto: Isis Naura

O Museu da Casa Brasileira (MCB) realiza até o próximo domingo, 16 de outubro, a exposição “Hugo França: Escala em Contraste”, que exibe uma série de miniaturas de madeira juntamente com suas respectivas esculturais de tamanhos naturais apresentadas pelo artista e designer Hugo França.   Além da exibição de vídeos e fotos do processo de produção.

Exibir a beleza impactante de diferentes dimensões é o intuito da exposição. A rotina do Atelier Hugo França é caracterizada em produzir miniaturas de cada peça confeccionada, exatamente por serem muito pequenas e rigorosamente semelhantes às originais, atraindo a atenção e admiração de quem observasse as peças. Foi a partir desse interesse e identificação notórios que veio a ideia de reunir essas pequenas notáveis como protagonistas de uma exposição.

Na mostra, as miniaturas dividirão espaço com peças monumentais, algumas idênticas à de tamanho reduzido, instaladas com o propósito de criar contrastes de dimensões e impactar quem passar pelos corredores e salas do museu.

Uma das peças produzidas por Hugo França tem origem em uma árvore do Jardim do MCB, que estava condenada e foi entregue ao artista no contexto da renovação das espécies nativas do Museu. A própria peça e o registro das etapas de trabalho estarão na exposição.

Entre os destaques estarão as 40 peças em miniatura produzidas por Hugo Franã; uma Mesa Anête (2015), elaborada com raiz de pequi vinagreiro de cerca de 1200 anos; e a “Namoradeira Tapirapá” (foto), de 2012, elaborada a partir de uma árvore morta e oca de pequi-amarelo.

SERVIÇO:
Exposição: Hugo França: Escala em Contraste
Onde: Museu da Casa Brasileira – Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2705
Quando: até 16/10/2016; de terça a domingo, das 10h às 18h
Quanto: R$ 7,00; R$ 3,50 (meia-entrada); maiores de 60 anos e menores de 10 anos estão isentas; entrada gratuita para o público em geral aos sábados, domingos e feriados

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s