Definidos os classificados para as semifinais da Série C

ABC, Boa Esporte, Guarani e Juventude se classificaram para as semifinais da Série C neste final de semana. Créditos: MoWA Sports
ABC, Boa Esporte, Guarani e Juventude se classificaram para as semifinais da Série C neste final de semana. Créditos: MoWA Sports

A partida entre Fortaleza e Juventude disputada neste domingo (9) foi a última que ajudou a definir os semifinalistas do Campeonato Brasileiro da Série C e, consequentemente, os quatro classificados para a Série B em 2017. O empate em 1 a 1 na Arena Castelão, em Fortaleza, favoreceu a equipe de Caxias do Sul por conta do empate com gols fora de casa (o jogo de ida, no Alfredo Jaconi, ficou em 0 a 0). Os outros semifinalistas foram definidos entre sexta e a manhã de hoje. Além do Juventude, ABC, Boa Esporte e Guarani se classificaram para fase seguinte. Dentre os classificados, o Juventude foi o único que conseguiu avançar decidindo longe de seus domínios.

O primeiro semifinalista do certame foi o ABC de Natal, que em casa derrotou o Botafogo de Ribeirão Preto por 1 a 0 no Frasqueirão, na noite de sexta-feira. Com gol de Erivélton, aos 9 minutos do segundo tempo, O Mais Querido, que havia empatado com a Pantera em 0 a 0 fora de casa na ida, administrou a vantagem em uma partida acirrada e que terminou com três expulsões (dois abecedistas – Nando e Isac – e um botafoguense, o zagueiro Felipe). Rebaixado da Série B para a Série C no ano passado, em 2016, o ABC deu a volta por cima em grande estilo: derrotou o América na decisão do Campeonato Potiguar, subiu para a Série B e, de quebra, viu o arquirrival ser rebaixado para a Série D.

No sábado, o Guarani encarou o ASA de Arapiraca. Com a missão mais difícil em relação aos outros, o Bugre precisava reverter a desvantagem adquirida no jogo de ida (derrota por 3 a 1). Com a necessidade do resultado, a equipe campineira começou a partida ofensiva, enquanto os alagoanos tentaram se segurar para partir em contragolpes. A tática deu certo por cerca de 25 minutos. Até que Leandro Amaro subiu mais que os adversários e desviou para abrir o placar, após cobrança de falta de Fumagalli. O resultado permaneceu durante toda a primeira etapa. No segundo tempo, depois de acertar a trave aos cinco minutos, o ASA sofreu o segundo gol aos 9 minutos. Eliandro marcou o tento bugrino e, 18 minutos depois, sacramentou a vitória ao anotar também o terceiro gol do Bugre.

No domingo de manhã, foi a vez do Boa Esporte se classificar e também voltar à Série B. Assim como o ABC, a equipe mineira empatara com o Botafogo (PB) sem gols na casa do adversário. No entanto, a classificação veio apenas nos acréscimos: aos 50 minutos, Gênesis veio do banco para fazer o gol do acesso do Boa Esporte.

E, finalmente, neste domingo à noite, o último classificado para as semifinais da Série C. O Juventude, que havia empatado em Caxias do Sul em 0 a 0, foi até Fortaleza encarar o Tricolor do Pici na Arena Castelão. O gol marcado por Hugo garantiu o empate em 1 a 1 e, por causa do tento marcado fora de casa, ajudou a equipe gaúcha a se classificar. O Juventude saiu na frente logo aos dois minutos da etapa complementar. O Fortaleza igualou o marcador aos 21 minutos com Pio. Porém, a equipe do técnico Antônio Carlos Zago conseguiu se segurar e carimbar o acesso para a Série B.

Definidos os classificados, as semifinais serão disputadas em duas partidas – que serão realizadas nos dias 16 e 23 de outubro. Os duelos serão entre ABC x Guarani e Juventude x Boa Esporte. Sendo que, por conta da melhor campanha, Guarani e Boa Esporte decidirão a vaga para a final atuando em seus domínios. Os horários e os locais dos jogos serão definidos pela CBF em breve.

Parabéns aos classificados.

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s