Exposição “Los Carpinteros: Objeto Vital” no Centro Cultural Banco do Brasil

A obra "Hvana Country Club" (1994) em exibição no CCBB. Foto: Isis Naura
A obra “Hvana Country Club” (1994) em exibição no CCBB. Foto: Isis Naura

O Centro Cultural Banco do Brasil realiza até o próximo dia 12 de outubro, quinta-feira, a exposição “Los Carpinteros: Objeto Vital”, uma retrospectiva que exibe cerca de 70 obras do coletivo de artistas cubanos criado nos anos 1990, além de trabalhos inéditos. O grupo é composto pelos artistas cubanos Marcos Castillo e Dagoberto Rodríguez, além da contribuição de Alexandre Arrechea, que deixou o grupo em 2003.

A mostra é constituída por desenhos, esculturas, instalações, aquarelas, vídeos e obras site specific em que o grupo subverte e instiga as funções dos objetos, em obras saturadas de críticas sociais e humor.

Com curadoria de Rodolfo de Athayde, a exposição trata todos os períodos do coletivo: desde esculturas com restos de madeiras encontrados por Havana às aquarelas e peças gigantescas construídas com lego, que simbolizam uma visão peculiar da arquitetura. As obras inéditas foram feitas exclusivamente para a mostra no Brasil.

Depois da capital paulista, a exposição seguirá para outras unidades do CCBB’s, a começar por Brasília, que estreará em 2 de novembro, e, posteriormente, Belo Horizonte (a partir de 1º de fevereiro de 2017) e Rio de Janeiro (estreia prevista para 26 de abril de 2017).

Em meio aos destaques há obras como “Havana Country Club” (foto), de 1994; “Cuarteto” (2011), feito com madeira pintada, metais e bronze cromado; “Um Minuto” (2002), composta por madeira e metal; e “Sala de Leitura Estrellada” (2016), um compensado naval que ocupa o hall de entrada do prédio.

SERVIÇO:
Exposição: Los Carpinteros: Objeto Vital
Onde: Centro Cultural Banco do Brasil – Rua Álvares Penteado, 112 – Centro
Quando: até 12/10/2016; de quarta a segunda-feira, das 9h às 21h
Quanto: entrada gratuita. Visitação com hora marcada pelo site www.ingressorapido.com.br, pelo aplicativo da Ingresso Rápido (IOS ou Android) ou na bilheteria do CCBB

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s