E mais mudanças na Libertadores…

Conmebol anunciou mais mudanças para a Libertadores 2017 nesta terça-feira (27). Créditos: divulgação
Conmebol anunciou mais mudanças para a Libertadores 2017 nesta terça-feira (27). Créditos: divulgação

No último dia 23 de setembro, a Confederação Sulamericana de Futebol (Conmebol) divulgou uma mudança no regulamento da próxima Copa Libertadores da América, que permitirá que equipes mexicanas decidam a competição em casa, caso façam campanhas melhores que o seu adversário. No entanto, na última terça-feira (27), a entidade divulgou, em uma reunião em Assunção, no Paraguai, mais uma série de mudanças no regulamento do torneio, como ampliação no número de participantes e final única em campo neutro.

A Copa Libertadores da América de 2017 também terá mudanças no calendário, como o seu prolongamento, que será de fevereiro a novembro, assim como a alteração em seu formato de disputa. De acordo com o comunicado da entidade, a mudança foi motivada para “harmonizar os calendários de competições com os torneios locais de cada país”.

O presidente da confederação, Alejandro Dominguez, disse que “por muito tempo os clubes tiveram que escolher entre o campeonato local e os torneios continentais, e isso afeta a qualidade de ambas as competições”.

De acordo com a entidade máxima do futebol do continente, a Libertadores passará a ser disputada em 42 semanas, enquanto a Copa Sulamericana será disputada de junho a setembro. Além disso, o principal torneio sulamericano terá o número de participantes ampliados: de 38 para 42. Todavia, as novas vagas ainda não foram definidas a um país específico, o que deverá acontecer em uma reunião do Conselho da entidade, em três semanas.

Assim como ocorre na Liga dos Campeões da UEFA e na Liga Europa, as dez equipes que não se classificarem na fase de grupo da Libertadores, automaticamente terão a chance em disputar a Copa Sulamericana. Sem contar que os campeões de ambas competições terão a vaga assegurada na fase de grupos do ano seguinte (atualmente o vencedor da Sulamericana disputa a “pré-Libertadores”).

E, assim, a Conmebol, aos poucos, vai deixando de ser “varzeana”.

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s