Exposição “A Valise Mexicana” na Caixa Cultural

Exposição traz registros de fotógrafos sobre a Guerra Civil Espanhola (1936-1939). Foto: Jorge Almeida
Exposição traz registros de fotógrafos sobre a Guerra Civil Espanhola (1936-1939). Foto: Jorge Almeida

A Caixa Cultural realiza até o próximo domingo, 2 de outubro, a exposição “A Valise Mexicana”, que traz fotografias de Robert Capa, Gerda Taro e David “Chim” Seymour sobre a Guerra Civil Espanhola (1936-1939). O acervo foi conservado, armazenado e tornado acessível por meio do International Center of Photography (ICP), sediado em Nova York.

No final de dezembro de 2007, três pequenas caixas de papelão chegaram ao ICP, oriundas da Cidade do México. Em meio a essas caixas – intituladas valises mexicanas – haviam os lendários negativos de Robert Capa da Guerra Civil Espanhola. Por anos, circularam rumores de que os negativos haviam sumido do estúdio de Capa, em Paris, no início da II Guerra Mundial. Cornell Capa, irmão de Robert e fundador do ICP, tinha rastreado cada rumor e vasculhando impiedosamente os negativos, mas sem sucesso. Porém, quando Cornell completou 89 anos, as caixas foram abertas revelando 126 rolos de filme (com cerca de 4.500 negativos), não só de Robert Capa, mas também de Gerda Taro e David Seymour, conhecido como “Chim”, os três principais fotógrafos da Guerra Civil Espanhola.

Os rolos de filme de Valise Mexicana, basicamente, se dividem em um terço para cada fotógrafo, quase todos relacionados ao conflito bélico espanhol, tirados entre maio de 1936 e abril de 1939. Mas há exceções: dois rolos de filme de Fred Stein, utilizados em Paris no final de 1935, que trazem a ilustre imagem de Gerda Taro em uma máquina de escrever como a imagem de Taro e Capa num café e mais dois rolos de viagem de Capa na Bélgica.

A exposição traz, além da cobertura dos três fotógrafos na guerra, outras importantes cenas históricas. De Capa, há imagens de edificações destruídas em Madrid e as batalhas de Teruel e do Rio Segre e a mobilização para a defesa de Barcelona, em janeiro de 1939, assim como o êxodo em massa de pessoas de Terragona para Barcelona e para a fronteira francesa. Existem muitos rolos da cobertura de Capa dos campos de internação franceses para os refugiados espanhóis de Argelés-sur-Mer e Barcarés, tiradas em março de 1939. Foi encontrada também a famosa imagem de Chim, tirada em maio de 1936, tirada em maio de 1936: uma mulher amamentando um bebê durante um discurso político em Extremadura, bemcomo seus retratos de Dolores Ibárruri, conhecida como La Pasionaria. Há muitas imagens de sua cobertura do País Basco e da Batalha de Oviedo. De Taro, temos imagens dinâmicas do treinamento do Exército popular, em Valência, o porto de Navacerrada  no front de Segóvia, e suas últimas fotografias tiradas enquanto cobria a batalha de Brunete, onde ela foi morta em 25 de julho de 1937.

Outro destaque também é a série fotográfica “Necrotério e hospital”, de Taro, registrado em Valência, em maio de 1937. Um grande ataque aéreo começou na cidade em 14 de maio daquele ano e durou até o dia seguinte. Por ser uma cidade bem populosa à época, o número de vítimas foi muito elevado. Em um pouco mais de 50 imagens, Taro mostrou as consequências drásticas de um novo tipo de guerra, em que a população civil se tornou o principal alvo das forças inimigas. Taro clicou pessoas pressionando as portas do necrotério da cidade esperando por notícias de familiares. Fez vários frames desse grupo, movendo a câmera para cima e para baixo na fila por oito vezes; a última imagem foi veiculada na capa das Regards. Em outro rolo, ela documentou os feridos no hospital.

SERVIÇO:
Exposição: A Valise Mexicana
Onde: Caixa Cultural – Praça da Sé, 111 – Centro
Quando: até 02/10/2016; de terça a domingo, das 9h às 19h
Quanto: entrada gratuita

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s