Exposição “Fora da Ordem – Obras da Coleção Helga de Alvear” na Pinacoteca do Estado

A obra “Untitled (for Ellen)”, de Dan Flavin, em exibição na Pinacoteca do Estado. Foto: Isis Naura
A obra “Untitled (for Ellen)”, de Dan Flavin, em exibição na Pinacoteca do Estado. Foto: Isis Naura

A Pinacoteca do Estado de São Paulo está com a exposição “Fora de Ordem – Obras da Coleção Helga de Alvear” em cartaz até a próxima segunda-feira, 26 de setembro, e traz cerca de 140 trabalhos de uma das mais importantes coleções de arte da Europa, pertencentes à alemã Helga de Alvear (1936-). A mostra exibe pinturas, vídeos, instalações, esculturas, desenhos e gravuras de quase 70 artistas, sendo que a maioria das obras é inédita no Brasil.

Os trabalhos expostos estão datados a partir da década de 1930, com ênfase na produção de meados da década de 1960 até os dias de hoje.

De acordo com os curadores José Augusto Ribeiro e Ivo Mesquita, a exposição enaltece e justapões duas vertentes de trabalhos dominantes na coleção – obras de inclinação surrealista e de peças de linguagem geométrica -, mas que costumeiramente são vistas como contrárias na história da arte.

O intuito da mostra é marcar não apenas as diferentes entre as duas vertentes, mas também apontar para pontos de conexão entre elas. “Fora da ordem aponta para a intensidade enérgica de estruturas com lógica abstrata, frequentemente descritas como neutras, sóbrias ou discretas, e para o que há de cálculo, disciplina e construção em situações de contrassenso e absurdo”, complementa Ribeiro.

Nomes como Wassily Kandinsky, Marcel Duchamp e Josef Albers, influentes na arte moderna, assim como Donald Judd, Dan Flavin, Gordon Matta-Clark e Bruce Norman, artistas relacionados a algumas das principais vertentes do pós-guerra norte-americano; e também gente como Gerhard Richter, Franz West, Jeff Wall, Thomas Ruff, Pierre Huyche, além dos brasileiros Iran do Espírito Santo, José Damasceno e Jac Leiner participam da exposição.

O visitante da Pinacoteca poderá conferir obras como “Benjamin Moore #809”, da série Veículos perfeitos (1989), de Allan McColum; uma obra “Sem título” de Phillipe Parreno que, na verdade, são cerca de 30 velas em tamanho gigante feitas com algodão, folha de ouro e parafina; “Parking Lots (1967-1999), obra composta por 30 fotografias em preto e branco de Edward Ruscha; e “Untitled (for Ellen)” (foto), de 1998, de Dan Flavin, confeccionada por lâmpadas fluorescentes.

SERVIÇO:
Exposição:
Fora da Ordem – Obras da Coleção Helga de Alvear
Onde: Pinacoteca do Estado de São Paulo – Praça da Luz, 02 – Centro
Quando: até 26/09/2016; de quarta a segunda-feira, das 10h às 17h30 (com permanência até às 18h
Quanto: R$ 6,00; R$ 3,00 (meia-entrada); entrada gratuita para menores de 10 anos, adultos com mais de 60 anos e para o público em geral aos sábados

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s