Exposição “Lasar Segall e o Rio” no Metrô Santa Cruz

Vitrine Lasar Segall no Metrô Santa Cruz: gravuras de Lasar Segall inspiradas na Cidade Maravilhosa. Foto: Jorge Almeida
Vitrine Lasar Segall no Metrô Santa Cruz: gravuras de Lasar Segall inspiradas na Cidade Maravilhosa. Foto: Jorge Almeida

A Estação Santa Cruz do Metrô realiza até a próxima sexta-feira, 30 de setembro, a exposição “Lasar Segall e o Rio”, que traz quatro gravuras do artista Lasar Segall que registram a cidade do Rio de Janeiro, assim como sua natureza e cultura.

A Cidade Maravilhosa foi considerada (e ainda é) um cenário inspirador para milhares de artistas, inclusive para Lasar Segall que, no início da década de 1920 conheceu a região do Mangue e em 1928 expõe suas obras no Palace Hotel.

Das paisagens clássicas, como a da baía a Guanabara e seu Pão de Açúcar, a região do mangue, zona de prostituição, frequentada pelos artistas modernos, há um registro particular e sofisticado de suas paisagens e personagens.

Lasar Segall, artista lituano que se fixou em São Paulo, também executou vários trabalhos inspirados no Rio de Janeiro e seus personagens. Além das gravuras, estão expostas quatro fotografias do período que esteve na cidade e que fazem parte do acervo do museu.

As obras em exposição são “Morro” (1926) e “Favela” (1930) – ambas feitas com ponta seca sobre papel -, “Rio de Janeiro II” (1930), feita com água forte sobre papel, e “Rio de Janeiro III” (1927), feitas com água forte e ponta seca sobre papel.

SERVIÇO:
Exposição:
Lasar Segall e o Rio
Onde: Estação Santa Cruz do Metrô (Linha 1-Azul) – Rua Domingos de Morais, 2564
Quando: até 30/09/2016; de domingo a sexta-feira, das 4h40 à 0h16; sábados, das 4h40 à 1h
Quanto: entrada gratuita (fora da área tarifada – vitrine Lasar Segall)

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s