Exposição “Os Caprichos – Crônicas de Uma Guerra (1936-1939)” no Museu Lasar Segall

A obra "Que coraje!", do argentino  Gustavo Cochet, em exibição no Museu Lasar Segall. Foto: Jorge Almeida
A obra “Que coraje!”, do argentino Gustavo Cochet, em exibição no Museu Lasar Segall. Foto: Jorge Almeida

O Museu Lasar Segall realiza até o próximo 26 de setembro a exposição “Os Caprichos – Crônicas de Uma Guerra (1936-1939), que reúne uma série de cerca de 30 obras do artista argentino Gustavo Cochet (1894-1979), que registrou por meio de gravuras em água-forte, água-tinta e gravura a açúcar a Guerra Civil Espanhola.

Cochet viveu 25 anos entre Paris e Barcelona no período e foi militante nas fileiras libertárias, lutou contra o fascismo e voltou para a Argentina em 1939.

No período da guerra, o artista deixou de pintar e se concentrou exclusivamente na gravura. Iniciou a sua série, intitulada de Caprichos, e fez tributo aos seus admirados artistas: o espanhol Francisco Goya (1746-1828) e o francês Jacques Callot (1592-1635). E foi justamente inspirado no último, que realizara uma série de estampas satirizando a sociedade espanhola do final do século XVIII.

E, conforme explica Maria Eugênia Prece, “as primeiras imagens são de crítica social, em que põe em evidência relações sociais destruidoras dos laços humanos. Retrata cenas de milicianos e milicianas em ação, e as conspirações e traições dos poderosos. Foi completando a série ao longo do desenrolar da guerra, refletindo seus horrores e injustiças. Sua potência visual emana de sua dor moral pelo conflito intrínseco à modernidade e que esta tenta resolver por meio da guerra”.

A mostra é complementada com recortes de jornal e sete fotografias de Manuel Moros que registram o exílio republicano de fevereiro de 1939.

Vale conferir obras como “Que coraje!” (foto), de julho de 1936; “Sueño fascista”; e “Para esto tanto sacrifício?”, todos feitos com água-forte.

SERVIÇO:
Exposição: Os Caprichos – Crônicas de Uma Guerra (1936-1939)
Onde: Museu Lasar Segall – Rua Berta, 111 – Vila Mariana
Quando: até 26/09/2016; de quarta a segunda-feira, das 11h às 19h
Quanto: entrada gratuita

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s