Encerrada a primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série C 2016

Campeonato Brasileiro da Série C: primeira fase encerrou-se neste domingo. Créditos: MoWA Sports
Campeonato Brasileiro da Série C: primeira fase encerrou-se neste domingo. Créditos: MoWA Sports

O Campeonato Brasileiro da Série C conheceu neste domingo (18) os seus oito classificados para as quartas-de-final e também as duas equipes que se juntarão a Guaratinguetá e River, do Piauí, no rebaixamento para a Série D em 2017. Com a realização dos dez jogos da 18ª rodada, os dois Botafogos (o paraibano e o paulista), Juventude e ASA de Arapiraca estarão juntamente com os já classificados Fortaleza, ABC, Guarani e Boa Esporte na próxima fase do certame, enquanto Portuguesa e América de Natal jogarão a quarta divisão do futebol nacional no ano que vem.

As partidas do grupo B começaram todas às 16h. No Estádio Vail Chaves, em Mogi Mirim, a equipe da casa, que só cumpria tabela, perdeu para o Juventude por 2 a 1. Com o resultado, a equipe de Caxias do Sul chegou aos 30 pontos e terminou a sua participação na primeira fase em quarto lugar, classificando-se para a fase seguinte.

Acima do Juventude, em terceiro, ficou o Botafogo de Ribeirão Preto, que empatou em 1 a 1 com o Macaé, no Moacyrzão, no Rio de Janeiro, e ficou com 31 pontos. A equipe fluminense lutava contra a Portuguesa pela permanência na Série C e o resultado, aliado com a derrota da Lusa, contribuiu para o time macaense, que terminou com 16 pontos.

Os gaúchos do Ypiranga, que disputavam contra Juventude e Tombense a quarta vaga do grupo B, empataram com o líder Guarani por 2 a 2, no Colosso da Lagoa. Com 28 pontos, o time de Erechim ficou pelo caminho por conta do triunfo fora de casa dos conterrâneos do Juventude. Já o Bugre, por sua vez, encerrou a primeira fase com a melhor campanha no geral: 38 pontos.

O vice-líder do grupo B foi o Boa Esporte, com 35 pontos. A equipe mineira goleou o já rebaixado Guaratinguetá por 4 a 0 no campo do rival. O desempenho do clube do Vale do Paraíba foi pífio: 18 jogos, uma vitória, um empate e dezesseis derrotas, que culminaram em míseros quatro pontos.

E a partida mais aguardada do grupo, sem dúvidas, foi Tombense versus Portuguesa, em Tombos. Os mineiros lutavam para ficar com uma das vagas para a próxima fase, enquanto a Lusa jogava os 96 anos de sua história em 90 minutos para garantir a permanência na Série C. Todavia, os gols de Alex e Bileu sacramentaram a vitória por 2 a 0 para o Tombense e rebaixou a Portuguesa para a quarta divisão. Porém, apesar do triunfo que deixou a equipe com 29 pontos, o time da Zona da Mata mineira terminou o campeonato em quinto lugar do grupo e ficou de fora.

Os cinco jogos do grupo A começaram às 19h e só teve um vencedor: o Confiança, uma vez que as outras quatro partidas terminaram empatadas. Em Natal, no Frasqueirão, ABC e ASA empataram em 2 a 2. O resultado deixou a equipe abecedista empatada com o Fortaleza em 30 pontos, mas o tricolor cearense terminou na primeira colocação devido aos critérios de desempate. A igualdade no placar favoreceu a equipe alagoana, que chegou aos 26 pontos na quarta colocação do grupo.

O líder Fortaleza empatou em 0 a 0 com o Botafogo da Paraíba no Almeidão, em João Pessoa. O placar agradou os dois times, já que o Belo ficou em terceiro lugar, com 28 pontos, e o Tricolor do Pici no topo da tabela.

O duelo entre River (PI) e Cuiabá era o único que foi feito apenas para cumprimento de tabela, uma vez que o time piauiense já estava rebaixada e o Dourado não tinha chances nem de classificar-se e nem de cair. A partida, disputada no Estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina, terminou empatada em 0 a 0.

Ruim para os dois. Essa é a definição do empate entre Remo e América de Natal em 0 a 0 no Mangueirão, em Belém. Com objetivos opostos, o placar “em branco” deixou o Leão Azul com 25 pontos na quinta colocação do grupo e sepultou a classificação do Remo para as quartas-de-final da Série C. O resultado também prejudicou o América de Natal que, com 20 pontos, terminou em nono lugar e foi rebaixado junto com o River. Para não cair, o Mecão precisaria de uma vitória do Salgueiro contra o Confiança, o que não aconteceu.

Único vitorioso do grupo na rodada, o Confiança tem motivos de sobra para comemorar o triunfo por 2 a 1 diante do Salgueiro em casa. O gol de Wallace Pernambucano, aos 35 minutos do segundo tempo, permitiu que a equipe sergipana chegasse aos 22 pontos e escapasse da degola. O Salgueiro, que também brigava para não cair, apesar da derrota, ficou com 21 pontos, mas ambos foram beneficiados pelo empate do América de Natal contra o Remo.

Encerrada a primeira fase, América de Natal, River, Guaratinguetá e Portuguesa darão lugar para CSA, Volta Redonda, São Bento e Moto Club na Série C em 2017. Em suma, o Voltaço e o Azulão da Mutange farão a final do Campeonato Brasileiro da Série D desse ano.

Com o encerramento da fase de grupos, os confrontos das quartas-de-final do Campeonato Brasileiro da Série C ficaram assim: Juventude (RS) x Fortaleza (CE)*, Botafogo (PB) x Boa Esporte (MG)*, Botafogo (SP) x ABC (RN)* e ASA (AL) x Guarani (SP)*. A CBF deverá divulgar as datas e os locais dos embates em breve.

A seguir, os resultados da 18ª rodada e a classificação final da primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série C 2016.

Grupo A:
ABC (RN) 2×2 ASA (AL)
Remo (PA) 0x0 América (RN)
River (PI) 0x0 Cuiabá (MT)
Botafogo (PB) 0x0 Fortaleza (CE)
Confiança (SE) 2×1 Salgueiro (PE)

Grupo B:
Mogi Mirim (SP) 1×2 Juventude (RS)
Macaé (RJ) 1×1 Botafogo (SP)
Tombense (MG) 2×0 Portuguesa (SP)
Guaratinguetá (SP) 0x4 Boa Esporte (MG)
Ypiranga (RS) 2×2 Guarani (SP

Classificação (Grupo A):
Posição / Equipe / Pontos:
1 . Fortaleza (CE) – 30
2. ABC (RN) – 30
3. Botafogo (PB) – 28
4. ASA (AL) – 26
5. Remo (PA) – 25
6. Cuiabá (MT) – 22
7. Confiança (SE) – 22
8. Salgueiro (PE) – 21
9. América (RN) – 20
10. River (PI) – 13

Classificação (Grupo B):
Posição / Equipe / Pontos:
1. Guarani (SP) – 38
2. Boa Esporte (MG) – 35
3. Botafogo (SP) – 31
4. Juventude (RS) – 30
5. Tombense (MG) – 29
6. Ypiranga (RS) – 28
7. Mogi Mirim (SP) – 22
8. Macaé (RJ) – 16
9. Portuguesa (SP) – 14
10. Guaratinguetá (SP) – 4

Parabéns à todos os classificados.

* Equipes mandantes dos jogos da volta.

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s