Exposição “Abridores de Letras de Pernambuco” no Sesc Campo Limpo

Alguns dos anúncios populares feitos pelos "abridores de letras" de Pernambuco. Foto: Jorge Almeida
Alguns dos anúncios populares feitos pelos “abridores de letras” de Pernambuco. Foto: Jorge Almeida

O Sesc Campo Limpo realiza até o próximo domingo, 4 de setembro, a mostra “Abridores de Letras de Pernambuco”, que apresenta letreiros de estabelecimentos comerciais feitos pelos “abridores de letras” – também conhecidos como letristas ou cartazistas – remanescentes em Pernambuco. A exposição traz cerca de 30 fotografias e 50 exemplos de anúncios populares.

O material exposto é parte de uma ampla pesquisa realizada por três designers pernambucanos – Solange Coutinho (designer e professora do Departamento de Design da UFPE), Fátima Finizola (designer gráfica e pesquisadora) e Damião Santana (designer da informação) – através de um mapeamento da gráfica popular feita ao longo de mais de cinco anos em seis cidades do litoral e interior do Estado (Arcoverde, Caruaru, Gravatá, Petrolina, Recife e Salgueiro) e registrando mais de mil fotografias de doze profissionais pintores letristas.

O objetivo do projeto Abridores de Letras de Pernambuco, além do mapeamento em si, foi também analisar a produção do letreiramento popular e da profissão e pesquisar semelhanças e diferenças da linguagem visual do processo gráfico e produtivo sob o olhar do design, assim como a pesquisa da linguagem visual – uso de cores, tipografias e suportes -, assim como o processo de confecção desses objetos.

As fotografias e placas presentes na mostra ilustram um pouco de como foi registrado essa jornada e permite ao público uma análise mais profunda dessa arte que nos deparamos diariamente, mas que, em virtude da “correria do dia-a-dia” passa-se praticamente despercebido nas urbes.

SERVIÇO:
Exposição:
Abridores de Letras de Pernambuco
Onde: Sesc Campo Limpo – Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 120 – Campo Limpo
Quando: até 04/09/2016; de terça a sábado, das 13h às 21h30; domingos, das 11h às 19h30
Quanto: entrada gratuita

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s