Independiente de Santa Fé: campeão da Copa Suruga Bank 2016

Jogadores do Santa Fé ergue a Copa Suruga Bank. Crédito: Getty
Jogadores do Santa Fé ergue a Copa Suruga Bank. Crédito: Getty

Com o gol de Osório, aos 34 minutos do segundo tempo, o Independiente de Santa Fé, da Colômbia, derrotou o Kashima Antlers, do Japão, por 1 a 0 e conquistou a Copa Suruga Bank nesta quarta-feira (10), no Kashima Soccer Stadium, em Kashima.

O primeiro tempo foi disputado e as chances de gols, apesar de terem sido bastante para ambos os lados, não levaram perigo às metas defendidas por Sogahata e Zapata. E, assim, a etapa inicial terminou com o placar inalterado.

Até a metade do segundo tempo, o andamento do jogo era o mesmo do primeiro: as duas equipes criando, mas sem assustar o rival.

Eis que aos 34 minutos, o argentino Jonathan Gomez cruzou para a cabeçada certeira de Osório para tirar o zero do marcador e dar um excelente passo para o título inédito.

Contudo, a festa colombiana foi ameaçada cinco minutos depois quando o árbitro chinês Ma Ning marcou penalidade máxima cometida por Perlaza a favor do time da casa. Na cobrança, brilhou a estrela do goleiro Zapata, que defendeu o tiro penal do atacante japonês.

Nos minutos finais, a equipe asiática foi para cima e, nos acréscimos, após uma cobrança de escanteio, Zapata defendeu ainda uma cabeçada à queima-roupa e ajudou a assegurar o resultado, que permaneceu com a vitória do atual campeão da Copa Sulamericana. E, alguns minutos antes, o Santa Fé ainda perdeu Gordillo, que recebeu o segundo amarelo e, consequentemente, o vermelho e foi expulso, mas que não impactou no desempenho dos colombianos.

Dessa forma, a Copa Suruga Bank, competição que reúne o campeão da J-League e o vencedor da Copa Sulamericana do ano anterior, tem um ganhador inédito. O título conquistado pelo Santa Fé na terra do Sol nascente foi o primeiro do futebol colombiano ganho fora das Américas. Agora, no total, em nove edições disputadas (a primeira foi em 2008), são quatro conquistas sulamericanas contra cinco japonesas, que sempre decidem em casa.

Essa conquista da Copa Suruga Bank consolidou o bom momento em que o futebol colombiano vive no momento, uma vez que dois clubes do país são os atuais detentores dos títulos mais importantes do continente: a Copa Sulamericana, pelo próprio do Sante Fé, e, mais recente, a Copa Libertadores da América pelo Atlético Nacional.

A seguir, a ficha técnica da decisão.

FICHA TÉCNICA: KASHIMA ANTLERS (JAP) 0x1 INDEPENDIENTE DE SANTA FÉ (COL)
Competição / fase:
Copa Suruga Bank 2016 – final (jogo único)
Local: Kashima Soccer Stadium, Kashima, Japão
Data: 9 de agosto de 2016, quarta-feira, 7h (horário de Brasília)
Árbitro: Ma Ning (China)
Cartões Amarelos: Daniel Roa, Gordillo (2), López e Perlaza (Santa Fé); Seok-Ho (Kashima Antlers)
Cartão Vermelho: Gordillo (Santa Fé)
Gol: Osório, aos 34 minutos do segundo tempo (0-1)
KASHIMA ANTLERS (JAP): 21.Sogahata; 3.Shoji, 14.Seok-Ho, 16.Yamamoto e 33.Kanazaki; 10.Shibasaki (6.Nagaki), 13.Nakamura, 22.Nishi e 40.Ogasawara; 18.Akasaki e 34.Suzuki (8.Doi) (11.Fabrício). Técnico: Masatada Ishii
INDEPENDIENTE DE SANTA FÉ (COL): 1.Zapata; 29.Mosquera, 2.Salaverry, 26.Lóez e 27.Arboleda; 17.Roa, 10.Pérez (16.Plata), 11.Gómez (7.Balanta) e 30.Gordillo; 9.Falcón (14.Perlaza) e 24.Osório (5.Anchico). Técnico: Gustavo Costas

Parabéns ao Club Independiente de Santa Fé pelo título.

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s