Exposição “Prêmio Brasil Fotografia de 2015” no Espaço Cultural Porto Seguro

 

O Espaço Cultural Porto Seguro promove até o próximo domingo, 14 de agosto, a mostra “Prêmio Brasil Fotografia de 2015”, que apresenta 83 fotografias de 15 artistas selecionados para a 14ª edição, entre eles o vencedor do Prêmio Fotografia Especial, o fotógrafo carioca Evandro Teixeira. Além das obras em fotografias, a exposição traz também seis instalações miltimeios.

O prêmio é destinado a fotógrafos brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil e teve as participações de Cristiano Mascaro, Ana Beluzzo, Ronaldo Entler e Lucia Py como jurados e sob a curadoria geral de Cildo Oliveira.

A ação curatorial indica a apresentação de ensaios, séries fotográficas e projetos que preparem uma reflexão na qual a fotografia, independentemente de temas pré-estabelecidos, mostre a variedade de enfoques possíveis, como um espelho da história social e estética do olhar hoje.

No total, foram 1.500 inscritos e 796 participantes das regiões Sul, Sudeste, Norte e Nordeste foram habilitados para participar nas categorias: Ensaio Impresso, Ensaio Multimeios, Bolsa e Revelação.

Ao longo dos 14 anos de existência do Prêmio Brasil De Fotografia, mais de 200 fotógrafos foram agraciados com a honraria, entre eles: Miguel Rio Branco, Rosangela Rennó, J. R. Ripper, Claudio Edinger, Thomaz Farkas, Boris Kossoy, Claudia Andujar. Já se inscreveram, desde 2001, mais de 50 mil pessoas.

E, desde 2001, já se inscreveram mais de 50 mil pessoas.

Entre os destaques estão “Alemanha x Argentina, final da Copa do Mundo” (2014), que mostra o contraste entre a frustração de Messi e a alegria dos alemães; “Morte de Traficante, Vila do João, RJ” (1998) “Papa Francisco – Catedral Metropolitana (RJ)” (foto), todas de Evandro Teixeira; “Com que sonham os peixes?”, série de 12 fotografias de Marlos Bakker; “Galáxia Imaginativa”, obra interativa de Thelma Vilas Boas; e “Crentes e Pregadores”, série composta por 12 imagens de Barbara Wagner.

SERVIÇO:
Exposição: Prêmio Brasil de Fotografia de 2015
Onde: Espaço Cultural Porto Seguro – Alameda Barão de Piracicaba, 610 – Campos Elíseos
Quando: até 14/08/2016; de terça a sábado, das 10h às 19h; domingos, das 10h às 17h
Quanto: entrada gratuita, com vans gratuitas que fazem o transporte de ida e volta da Estação da Luz (na saída Praça da Luz; Rua José Paulino) às dependências do espaço cultural. O local conta com estacionamento pago

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s