Exposição “Picasso: Mão Erudita, Olho Selvagem” no Instituto Tomie Ohtake

Tomie Ohtake - Picasso

O Instituto Tomie Ohtake apresenta até o próximo domingo, 14 de agosto, a exposição “Picasso: Mão Erudita, Olho Selvagem”, que exibe 153 peças, sendo a maioria inédita no Brasil, que traçam um trajeto cronológico e temático em torno de um dos principais momentos do artista espanhol Pablo Picasso (1881-1973).

Com curadoria de Emilia Philippot, a mostra traz também fotografias de Pierre Manciet, Dora Maar e filmes sobre os trabalhos e processo de criação em “Guernica”, de Alain Resnais e Robert Hessens (1949); e “Ly Mustère Picasso” (1956), dirigido por Henri-Georges Clouzot.

O núcleo do conjunto de obras expostos é oriundo de duas doações sucessivas realizadas pelos herdeiros do pintor e abrange todas as fases e técnicas de produção do artista, permitindo uma visão reveladora da riqueza e diversidade de sua obra.

A exposição traz uma produção vasta, intensa e múltipla daquele que é considerado um dos maiores artistas do século XX, que desenvolveu uma obra ambiciosa e vanguardista, que refletia as inquietações de seu tempo e as mutações da arte.

Para a realização desta mostra, o Instituto Tomie Ohtake ampliou o trabalho de acolhimento do público, com painéis explicativos nos arredores da instituição e em estações de metrô, o que contribuiu para o aumento de visitas guiadas, por exemplo.

Em meio aos destaques estão obras como o “Autorretrato” (1906), “Duas Mulheres Correndo na Praia (A Corrida)” (1922); e “Paul vestido de Alecrim” (1924), entre outros.

SERVIÇO:
Exposição: Picasso: Mão Erudita, Olho Selvagem
Onde: Instituto Tomie Ohtake – Avenida Brigadeiro Faria Lima, 201 (entrada pela Rua Coropés, 88) – Pinheiros
Quando: até 14/08/2016; de terça a domingo, das 11h às 20h
Quanto: R$ 12,00; R$ 6,00 (meia-entrada); entrada gratuita para menores de 10 anos e para o público em geral, às terças

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s