Exposição “Leonardo Finotti: Rio Enquadrado” no Museu da Casa Brasileiro

Com 80 fotografias, a exposição “Leonardo Finotti: Rio Enquadrado” segue em cartaz até o próximo domingo, 31 de julho, no Museu da Casa Brasileira. As imagens, todas em preto e branco, mostram um tributo que o arquiteto e urbanista Leonardo Finotti faz ao Rio de Janeiro.

Os registros de Finotti, todos com dimensões 80 cm x 80 cm, fogem do formato de proporção 2:3 e colorido, medidas com as quais o fotógrafo mais trabalha. O recorte constituiu uma nova relação entre Finotti e seu acervo de fotografias colhidas no Rio de Janeiro, iniciada em 2007, e constituída de cerca de cinco mil retratos, sendo amplamente destacado pelo uso da cor.

A pretensão de realizar uma homenagem à Cidade Maravilhosa teve origem no aniversário de 450 anos da cidade, em 2015, que foi fortalecida com uma nova incursão de Leonardo à arquitetura moderna bastante presente na cidade. MAM-RJ, de Affonso Reidy, e a Casa das Canoas, de Oscar Niemeyer, são alguns dos projetos registrados, além de paisagens naturais e urbanas.

Entre os locais clicados por Finotti estão a “Passarela da Rocinha”; a “Casa das Canoas”, em São Conrado; “Hospital da Lagoa”; “Arcos da Lapa e Catedral Metropolitana”, o “MAM – RJ”, o “Calçadão de Ipanema”, entre outros.

SERVIÇO:
Exposição: Leonardo Finotti: Rio Enquadrado
Onde: Museu da Casa Brasileira (MCB) – Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2705
Quando: até 31/07/2016; de terça a domingo, das 10h às 18h
Quanto: R$ 7,00; R$ 3,50 (meia entrada); entrada gratuita para menores de 10 anos e maiores de 60; e, para o público em geral, aos sábados, domingos e feriados

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s