Exposição “Histórias da Infância” no MASP

"Criança Morta", de Portinari, um dos destaques da exposição. Foto: Jorge Almeida
“Criança Morta”, de Portinari, um dos destaques da exposição. Foto: Jorge Almeida

O Museu de Arte de São Paulo (MASP) promove até o próximo domingo, 31 de julho, a exposição “Histórias da Infância”, que ocupa dois andares com obras do acervo e de outras instituições e é voltada na representação da infância na arte, através de diferentes épocas, categorias, estilos e meios.

A mostra reúne cerca de 150 obras de múltiplas e diversas representações da infância de diversos períodos, territórios e escolas, desde africana e asiática à brasileira, incluindo arte sacra, barroca, acadêmica, moderna e contemporânea, lé da arte popular e desenhos feitos por crianças.

Curiosamente, para permitir o olhar mais apurado do corpo da criança que visita à mostra, as obras expostas foram instaladas 30 centímetros mais baixo do que o habitual.

A exposição é organizada por núcleos temáticos permeáveis. No primeiro subsolo, por exemplo, há os temas da natividade e paternidade, enquanto no primeiro andar, há retratos, representações da família, imagens de brincadeira e educação, crianças artistas, crianças anjos e, por fim, a morte.

Dentre os destaques estão, do acervo do museu, as clássicas “O Escolar” (1888), de Van Gogh; “Criança Morta” (foto), obra de 1944 de Cândido Portinari; “Rosa e Azul” (1881), de Renoir; fotos “Sem Título”, da série Brasília Teimosa (2005), de Bárbara Wagner; “Enterro de Anjo (Velório no Pedregal)” (1980), de Adir Sodré; um conjunto de dez esculturas de marfim e madeira do “Menino Jesus”, do século XVII, de autores desconhecidos; e uma escultura de barro cozido e policromado de “Nossa Senhora dos Prazeres”, da primeira metade do século XVII, feita por Frei Agostinho de Jesus.

SERVIÇO:
Exposição: Histórias da Infância
Onde: Museu de Arte de São Paulo (MASP) – Avenida Paulista, 1578 – Cerqueira César
Quando: até 31/07/2016; de terça a domingo, das 10h às 18h (bilheteria aberta até às 17h30); quinta-feira, das 10h às 20h (bilheteria aberta até às 19h30)
Quanto: R$ 25,00 (inteira); R$ 12,00 (meia-entrada/estudantes/professores e maiores de 60 anos); menores de 10 anos não pagam ingresso; entrada gratuita às terças-feiras
Estacionamento: Convênios para visitante MASP, período de até 3h. É preciso carimbar o ticket do estacionamento na bilheteria ou recepção do museu.

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s