Exposição “Desenhando a Cidade: Antes que Acabe” no Museu da Casa Brasileira

Ilustração da fachada da Rua Irmão Lucas. Foto: Jorge Almeida
Ilustração da fachada da Rua Irmão Lucas. Foto: Jorge Almeida

O Museu da Casa Brasileira realiza até o próximo domingo, 31 de julho, a mostra “Desenhando a Cidade: Antes que Acabe”, que traz cerca de 70 obras de João Galera. A maioria delas, feitas em nanquim sobre papel, são de casas paulistanas ameaçadas pela especulação imobiliária.

A série tem como propósito mostrar uma variedade de registros da cidade de São Paulo a partir de variadas expressões de desenhos feitos por artistas, arquitetos e designers, que analisam e observam a urbe por meio de desenhos, ilustrações e outras composições.

Os desenhos de João Galera resgatam iconograficamente as casas como o símbolo da resistência paulistana contra transformações da cidade ocorridas com a chegada dos prédios e das novas dinâmicas urbanas.

Tipologia, materiais e estilo modificam de acordo com a época de construção das casas, o bairro, as condições sociais e também os moradores, que transformam sua moradia, criando identidades muitas vezes únicas.

É pelo registro das fachadas das casas que João Galera explora as ênfases da vida privada nelas contida, notando elementos sutis como um vaso, uma planta, uma janela entreaberta ou outros detalhes do cotidiano. Elementos construtivos típicos, como as janelas voltadas para a rua, a geometria de arcos na entrada, colunas pequenas, grades, chão de cacos vermelhos, robustecem o costume de elemento cultural outrora usual na cidade, como uma crônica individual de seus moradores, marcas que se suprimem na obscuridade dos grandes conjuntos edificados pela especulação imobiliária. Nesse sentido, a sobrevivência da imagem dessas casas ganha um caráter de resistência e de preservação da memória.

Em meio aos destaques estão os murais da Rua Irmão Lucas (foto) e da travessa da Humberto I, um vídeo e onze estandartes que mostram locais como a vila da Matheus Grow, Rua Arthur de Azevedo e Avenida Brigadeiro Luís Antônio.

SERVIÇO:
Exposição: Desenhando a Cidade: Antes que Acabe
Onde: Museu da Casa Brasileira (MCB) – Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2705
Quando: até 31/07/2016; de terça a domingo, das 10h às 18h
Quanto: R$ 7,00; R$ 3,50 (meia entrada); entrada gratuita para menores de 10 anos e maiores de 60; e, para o público em geral, aos sábados, domingos e feriados

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s