Exposição “Oswaldo Vigas. Antológica 1943-2013” no MAC

Reprodução de murais de Oswaldo Vigas no MAC. Foto: Isis Naura
Reprodução de murais de Oswaldo Vigas no MAC. Foto: Isis Naura

O Museu de Arte Contemporânea da USP (MAC) realiza até o próximo domingo, 10 de julho*, a exposição “Oswaldo Vigas. Antológica 1943-2013”, que traz cerca de 80 obras, pinturas e cinco esculturas, que fazem uma retrospectiva inédita no Brasil do pintor e muralista venezuelano Oswaldo Vigas (1926-2014) que, inclusive, aos 27 anos, participara da II Bienal de Artes Plásticas de São Paulo, entre dezembro de 1953 e janeiro de 1954.

A retrospectiva representa uma síntese original das raízes culturais latino-americanas e das correntes vanguardistas da modernidade europeia. Ele foi um dos inúmeros artistas que participaram na experiência da Síntese das Artes como concebida pelo compatriota Carlos Raúl Villanueva, arquiteto do extraordinário campus da Universidad Central de Venezuela, reconhecida como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Segundo o diretor do MAC, entre 2014 e 2015, Hugo Segawa, a retrospectiva de Vigas poderia ser interpretado “como o reencontro de Vigas com São Paulo”, uma vez que, em 1953, a sua obra foi exposta no atual Pavilhão Armando de Salles de Oliveira, que acolheu o acervo das primeiras bienais de São Paulo e, por anos, foi sede do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo.

Além das obras, a mostra ainda apresenta catálogos, fotografias, pinceis, cartões, desenhos e objetos da coleção privada de Oswaldo Vigas, além de seis maquetes de murais.

Em meio aos destaques estão “Renovació en El origen”, um filme sobre o artista, de 1996, com 25 minutos de duração; a escultura de bronze “Matadora” (1997) e “Murais”, reprodução da Trilogia para Banesco (2005), mural de 5 metros por 40 metros feito em mosaico no Bisazz de Veneza, para o prédio Ciudad Banesco, em Caracas, Venezuela.

SERVIÇO:
Exposição:
Oswaldo Vigas. Antológica 1943-2013
Onde: Museu de Arte Contemporânea da USP (MAC-USP) – Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301
Quando: até 10/07/2016*; de terça a domingo, das 10h às 18h
Quanto: entrada gratuita

* Sujeito à alteração

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s