Exposição “Gilberto Freyre – Vida, Forma e Cor” na Caixa Cultural

Conjunto de 16 obras de Gilberto Freyre, "Sem Título", em exibição na Caixa Cultural. Foto: Jorge Almeida
Conjunto de 16 obras de Gilberto Freyre, “Sem Título”, em exibição na Caixa Cultural. Foto: Jorge Almeida

A Caixa Cultural está com a mostra “Gilberto Freyre – Vida, Cor e Forma” em cartaz até o próximo domingo, 10 de julho, e apresenta cerca de 80 itens da produção do escritor, jornalista, poeta e pintor, autor de clássicos como “Casa Grande & Senzala”.

A mostra, cujo título remete a um dos volumes de Freire, coloca em primeiro plano para as afinidades associadas e metódicas do escritor com a imagem, explorando-as de diferentes jeitos: desde criança, o uso do desenho e da caricatura como forma de observação e inserção social; o convívio rotineiro com o desenho e a pintura no seio da casa e da família; a produção permanente de retratos, paisagens e cenas, em telas e papéis; a atenção dedicada às ilustrações de suas obras, perceptível nas colaborações entre o autor e seus ilustradores.

Cadernos de desenhos, cartões de Natal, cartões ilustrados, fotografias e perfis: os tipos de produções que acompanham todas as fases da vida de Gilberto Freyre, povoando seu dia-a-dia, a sociabilidade familiar e as relações com os amigos.

A exposição também reforça que, além do desenho, da pintura e da fotografia, Gilberto Freyre foi um incansável pensador da arte e de suas relações sociais, políticas, culturais e geográficas. Não é à toa que foi considerado um dos maiores sociólogos do século XX e um dos poucos brasileiros a receber o título de Sir, da Rainha Elizabeth II.

A mostra apresenta também fotos, catálogos, vídeos, cadernos de poemas e esboços, livros e cartas relacionados a Gilberto Freyre.

Entre os destaques estão o vídeo “O Palhaço Degolado” (1977), um vídeo com 9’22” de duração, de Jornard Muniz de Brito; sete cartões postais da série Baylor Faces; e 16 pinturas (sem data), em óleo sobre tela do próprio Gilberto Freyre (foto).

SERVIÇO:
Exposição:
Gilberto Freyre – Vida, Forma e Cor
Onde: Caixa Cultural – Praça da Sé, 111 – Centro
Quando: até 10/07/2016; de terça a domingo, das 9h às 19h
Quanto: entrada gratuita

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s