Exposição “Atenas 1896 – A Primeira Olimpíada Moderna” na Estação Sé

“O camarote Real no Velódromo de Neo Faliro” (foto), de Albert Meyer, na Estação Sé do Metrô
“O camarote Real no Velódromo de Neo Faliro” (foto), de Albert Meyer, na Estação Sé do Metrô

A Estação Sé do Metrô recebe até o próximo dia 30 de junho, quinta-feira, a exposição “Atenas 1896 – A Primeira Olimpíada Moderna”, que apresenta um conjunto de cerca de 20 reproduções fotográficas dos primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna, disputado em Atenas, Grécia, em 1896, e registrados pelos fotógrafos grego Ioannis Lampakis (1851-1916) e o alemão Albert Meyer (1857-1924). As imagens pertencem à Coleção do Museu Benaki, de Atenas, ao Centro Cultural Grego de Londres e aos arquivos da família Lampakis.

As fotografias captam cenas da atmosfera dos jogos, das cerimônias e dos atletas em ação. E a mostra fora originalmente realizada pelo Centro Helênico de Londres, em colaboração com o Museu Benaki, por conta da realização das Olimpíadas de Londres de 2012.

Os Jogos Olímpicos foram criados pelos gregos por volta de 2500 a.C. para homenagear os deuses através de competições. No entanto, os primeiros Jogos aconteceram apenas por volta de 776 a.C.. Os atletas das cidades-Estados gregas se concentravam na cidade de Olímpia para disputarem variadas modalidades esportivas, como luta, boxe, corridas de cavalo, pentatlo e, claro, atletismo. Os ganhadores eram recebidos em suas cidades como verdadeiros heróis e ganhavam uma coroa.

Os Jogos Olímpicos foram disputado até o ano de 332 a.C., quando foram abolidos pelo imperador romano Teodósio I, e retomados apenas em 1896, em Atenas, na Grécia, por iniciativa do barão francês Pierre de Coubertin.

Conhecidos como Jogos Olímpicos da Era Moderna, a edição desse novo período teve a participação de 285 atletas de 13 países, que disputaram provas de atletismo, esgrima, luta livre, halterofilismo, ciclismo, natação e tênis. Os vencedores foram contemplados com medalhas de ouro e um ramo de oliveira.

Desde então, ao longo dos últimos 120 anos, os Jogos Olímpicos têm sido disputado de quatro em quatro ano. A bandeira olímpica simboliza a união dos povos e raças e é composto por anéis entrelaçados que representam os cinco continentes.

Dentre as imagens da mostra, destaques para “Final dos 100 metros. O americano Thomas Burke chegou em primeiro lugar” e “Atleta realiza salto em altura”, ambas de Lampakis; e “Vista da Entrada do Estádio Panatenaico” e “O camarote Real no Velódromo de Neo Faliro” (foto), de Albert Meyer.

SERVIÇO:
Exposição: Atenas 1896 – A Primeira Olimpíada Moderna
Onde: Estação Sé do Metrô (Linhas 1-Azul e 3-Vermelha) – Praça da Sé, s/nº – Centro
Quando: até 30/06/2016; de domingo a sexta-feira, das 4h40 à 0h29; domingo, das 4h40 à 1h
Quanto: R$ 3,80 (valor da tarifa integral do Metrô de São Paulo)

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s