Analisando “Black Sabbath – A Biografia”, de Mick Wall

"Black Sabbath - A Biografia": o quinto livro de Mick Wall relacionado à banda de Birmingham
“Black Sabbath – A Biografia”: o quinto livro de Mick Wall relacionado à banda de Birmingham

Lançado em 2013 na Inglaterra pelo renomado jornalista especializado em rock Mick Wall, “Black Sabbath – A Biografia” traz a narrativa de uma das bandas precursoras do Heavy Metal. A obra, com cerca de 360 páginas (335 numeradas mais 25 de encarte com fotos), está dividida em trezes capítulos e duas partes (era Ozzy Osbourne, do começo até saída do Madman em 1979, e a fase Dio/Gillan/Hughes/Martin e (de novo) Ozzy), além de ter o agradecimento, notas e fontes e índice remissivo. A versão em português foi lançada em 2014 e, no Brasil, pela Editora Globo.

Mick Wall é autor de outras biografias lançadas no Brasil (como a do Iron Maiden que, em breve, será postada aqui) e fã declarado do Black Sabbath. Durante 35 anos, ele se relacionou com a banda, inclusive com Ozzy Osbourne e Ronnie James Dio, pois, além de ser jornalista em mídia especializada, Wall foi também foi assessor de imprensa da banda e presenciou muitos fatos ocorridos e que estão descritos na obra, o que permite que, em algumas partes, a narrativa em primeira pessoa, uma vez que Wall fez parte da história.

O livro começa com o próprio autor descrevendo a banda, em seu começo de carreira, como “Eles eram o lixo e sabiam disso”. Mas a história tratou de mudar isso ao longo de quase 50 anos de carreira.

A trajetória do Black Sabbath é marcada por turnês alucinantes, abusos de drogas (especialmente cocaína), brigas contratuais, entrada e saída de integrantes (exceto Tony Iommi), bebedeiras, farras, brincadeiras de adolescentes, o tal do bullying, principalmente com Bill Ward, que já chegou a ter a barba incendiada pela trupe, e, claro, muitos clássicos da música pesada: “Black Sabbath”, “Iron Man”, “Children Of The Grave”, “Sabbath Bloody Sabbath”, “Heaven And Hell”, “Trashed”, entre tantos outros.

Mick Wall detalha também os bastidores do grupo. Destaca momentos marcantes da trajetória da banda de Birmingham, como a conturbada saída de Ozzy Osbourne, a entrada de Ronnie James Dio, a experiência com Ian Gillan nos vocais, a imposição da gravadora em lançar o álbum “Seventh Star” como trabalho do Black Sabbath, uma vez que era para ser um disco solo de Tony Iommi com os vocais de Glenn Hughes, que permaneceu no grupo por um curto período atribuído ao abuso de drogas, e a presença do eterno contestado Tony Martin. Sem contar as idas e vindas de Bill Ward e Geezer Butler, e, claro, a eterna luta de Tony Iommi em manter vivo o nome do Black Sabbath.

Outros personagens importantes aparecem no livro, como Don Arden, empresário do grupo, e sua filha Sharon Arden (que virou Sharon Osbourne), onde cada um teve seu papel de destaque na história da banda.

Um dos pontos mais tristes dessa longa história, cheias de altos e baixos, é a morte de Ronnie James Dio, em 16 de maio de 2010, vítima de um câncer.

Aliás, Mick Wall detalha minuciosamente o fato de a banda não saber lidar com o sucesso, dinheiro e fãs. Em boa parte do livro, as citações foram extraídas de entrevistas formais e contatos diretos com os personagens. O conhecimento que o jornalista tem do grupo é tão grande que essa é a quinta obra assinada por ele sobre o Black Sabbath/Ozzy Osbourne.

O livro é obrigatório para três finalidades: fãs do biografado, estudiosos ou curiosos. E, como todo bom livro sobre rock tem que ser, cheio de palavrões.

Livro: Black Sabbath – A Biografia
Autor: Mick Wall
Editora: Globo
Lançamento: 2013 (Inglaterra) / 2014 (Brasil)
Número de páginas: 360 (numeradas e encarte)
Preço médio: R$ 44,00

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s