Exposição “Mirada Interior” no Centro Cultural São Paulo

 

O Centro Cultural São Paulo (CCSP) promove até o próximo domingo, 19 de junho, a exposição “Mirada Interior”, que traz cerca de 40 registros do italiano Valerio Bispuri, que percorre os últimos 15 anos da trajetória do fotógrafo. As imagens tratam de temas sociais, como Bispuri define, “ligados essencialmente a mundos humanos invisíveis, segregados ou não plenamente integrados ou aceitos na realidade”.

O percurso do fotógrafo inclui uma viagem de dez anos nos presídios em todos os países da América do Sul que narram como vive e como se sente um presidiário. E também outro grupo de marginalizados, como os ciganos, um povo sem casa, sem lei, sem tempo e conviveu com eles para compreender a sua realidade.

Merece destaque também as fotografias de Paco, que narram a denúncia de uma droga terrível e que flagelam milhares de jovens na América do Sul.

As imagens de Valerio Bispuri mostram a crueza, a exclusão e a miséria dos ciganos do Leste europeu, as montanhas de lixo da Manilha onde crianças tentam subir, os pobres, os prisioneiros, os drogados, enfim, que retratam a realidade que, muitas vezes, não vimos (ou fingimos que não vemos).

Entre os locais retratados pelo fotógrafo romano, além do citado Paco, estão Cuba, Filipinas, os “Gypsies” da Bósnia e da Itália, Salvador, Santiago (foto), entre outros.

SERVIÇO:
Exposição: Mirada Interior
Onde: Centro Cultural São Paulo (CCSP) – Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso
Quando: até 19/06/2016; de terça a sexta-feira, das 10h às 20h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Quanto: entrada gratuita

Por Jorge Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s